O especialista em marketing T

O profissional T do Marketing

Multidisciplinaridade é um conceito fundamental em diversos setores, especialmente no mercado de trabalho. Aqueles profissionais que possuem conhecimentos em várias áreas são mais valorizados, embora ainda haja desconfiança em relação àqueles que parecem saber de tudo, mas não são especialistas em nada. Por isso, o profissional T de Marketing é um modelo extremamente importante nesse setor.

Com a consolidação do meio digital como ambiente para o segmento, surgiram muitas vertentes de atuação, o que é uma característica do Marketing Digital. Formar equipes de Marketing com um especialista em cada área seria complicado e custoso, por isso, a ideia de pessoas capazes de atuar em várias vertentes, sem deixar de ser especialista em uma delas, cresceu. O mercado exige maior amplitude de conhecimento, e é hora de compreender como é possível atender a isso, valorizando principalmente uma questão principal: os dados. Hoje, eles são essenciais para o Marketing Digital e, consequentemente, devem ser dominados pelos profissionais.

O conceito de T-Shaped marketer, ou profissional T de Marketing, foi originado de uma filosofia de contratação de profissionais pensada há mais de 50 anos pela área de recrutamento. A aplicação no setor de Marketing foi um movimento quase natural, já que o mercado tem exigências específicas que vão nessa direção: profissionais que dominam diversos segmentos, mas que são especialistas em uma área.

- Publicidade -

Analisando o Marketing no contexto atual, é simples exemplificar. Um profissional T de Marketing seria alguém que entende de SEO, de Analytics, de Marketing de Conteúdo, mas sua especialidade é anúncios pagos. Isso faz dele alguém multidisciplinar e versátil, sem deixar de ser destacado em uma área específica, em que ele será considerado autoridade.

Para ser um profissional T, é preciso buscar conhecimento em diversas áreas do Marketing e se aprofundar naquela em que se tem mais afinidade. Além disso, é fundamental conhecer e dominar os dados, que são a base do Marketing Digital. Em uma estratégia de email Marketing, por exemplo, é fundamental mensurar os resultados de envio e abertura das mensagens. Em social media, da mesma forma, não há estratégias de sucesso sem mensuração de interações, de alcance e de outras métricas fundamentais.

O papel do profissional T é essencial no Marketing, especialmente diante do avanço do meio digital e do surgimento de novas estratégias. Mais do que um diferencial, a versatilidade se tornou uma necessidade básica, desde que acompanhada de uma especialização. Em meio à pandemia do coronavírus, monitorar as variações da performance das ações de Marketing Digital, como os anúncios online, é ainda mais essencial.

Em resumo, o profissional T de Marketing é aquele que domina diversas áreas do Marketing e é especialista em uma delas, tendo amplo conhecimento em dados e métricas. É fundamental buscar conhecimento em várias áreas do Marketing e se aprofundar naquela em que se tem afinidade, garantindo assim versatilidade e especialização. A aplicação do conceito de profissional T é uma tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho, especialmente no Marketing Digital.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner