Engajamento baixo em eventos online é um problema comum

Não são somente seus eventos online que têm problema de engajamento

Eventos online: como engajar em tempos de pandemia?

Com a pandemia do coronavírus, muitas atividades tiveram que se adaptar e os eventos não foram exceção. Com a impossibilidade de reunir o público presencialmente, os eventos sofreram um impacto sem precedentes. No entanto, os eventos online já vinham ganhando espaço nos últimos anos, com diversas vantagens como a possibilidade de alcançar uma audiência sem fronteiras, reduzir custos com locações e deslocamentos, e ainda baratear o ingresso.

Mas muitos produtores de eventos não entenderam que o ambiente virtual é diferente do presencial, e que o planejamento também precisa ser diferente, ou correm o risco de não conseguir engajar a audiência. De acordo com uma pesquisa da EventMB, o engajamento é o maior desafio dos eventos online, e muitos eventos pecam na produção, pensando que basta criar uma sala no Zoom e divulgar o link para o público.

- Publicidade -

Outros desafios incluem a falta de conhecimento em tecnologia, atração de patrocínios, comparecimento do público, orçamento para eventos online e tecnologia para eventos virtuais. No entanto, a indústria de eventos virtuais continua a crescer e oferece vantagens para o alcance e o orçamento dos projetos, além de ser a única opção enquanto houver distanciamento social.

Para superar esses desafios, é preciso inovar em ferramentas e estratégias que aumentem o engajamento da audiência online. É necessário pensar em conteúdos e formatos envolventes, mais curtos e concisos, que consigam transmitir a mensagem enquanto a atenção está focada. Além disso, é essencial promover espaços de interação para suprir a ausência física e adaptar a produção ao ambiente virtual, pensando na plataforma de transmissão, nos estúdios de gravação, nos microfones, no design das telas e na qualidade da internet.

Passada a crise do coronavírus, muitos acontecimentos presenciais vão voltar, mas as projeções mostram que os eventos virtuais vão continuar firmes e fortes. A indústria de eventos virtuais deve continuar a inovar e a lidar com o desafio que agora tem em mãos: aumentar o engajamento da audiência online.

A Gazeta do Bairro é um portal de notícias que traz informações sobre diversos assuntos, inclusive eventos online. Aproveite para conferir outras notícias e ficar por dentro de tudo o que acontece na sua região.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner