Descubra como medir o peso no espaço

Por que astronautas flutuam no espaço?
O peso é a força com que um corpo é atraído pela Terra. Se no espaço não existe ação gravitacional da Terra, como medir o peso das coisas? É simples, no espaço nada tem peso e por isso os astronautas flutuam, o que não quer dizer que ele perde sua massa.
A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais. Quanto maior a força da gravidade, maior será o peso. Mas no espaço é um pouco diferente, a massa permanece inalterada e o peso é inexistente (em razão da falta de gravidade).
Para se pesar algo no espaço é preciso recorrer a um dispositivo que funcione independentemente da gravidade, o equilíbrio da inércia. Baseando-se no fato de que, quanto maior a massa de uma pessoa mais difícil será movimentá-la, os astronautas são submetidos a um equipamento que os sacode para frente e para trás. A força necessária para mover o astronauta corresponde ao equilíbrio da inércia e, consequentemente, ao peso de seu corpo.
O peso encontrado através desse procedimento é o peso equivalente na Terra.

Lembre de compartilhar este post.

Acompanhe mais Notícias de Curitiba, Notícias do seu bairro e Curiosidades aqui na gazetadobairro

Fonte: Brasil Escola

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
adbanner