Como as práticas ESG podem impactar seu negócio? Saiba mais.

/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
.elementor-heading-title{padding:0;margin:0;line-height:1}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title[class*=elementor-size-]>a{color:inherit;font-size:inherit;line-height:inherit}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-small{font-size:15px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-medium{font-size:19px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-large{font-size:29px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xl{font-size:39px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xxl{font-size:59px}O que é ESG e como essas práticas impactam o seu negócio?ESG é um conjunto de critérios que avalia o impacto social, ambiental e de governança das empresas. Saiba como isso afeta o seu negócio.Carina Dragone8 maio
|
Leitura: 5min/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=".svg"]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}Entender o que é ESG e seus impactos nas empresas atualmente é fundamental para o negócio que deseja crescer e se fortalecer perante seus stakeholders. Suas diretrizes visam a boa prática ambiental, social e de governança corporativa.
Além disso, traz reflexos consideráveis no crescimento de receita, redução de custos, minimização de intervenções regulatórias e legais, aumento da produtividade dos funcionários e otimização de investimentos e gastos de capital. Se interessou e deseja saber mais? Então, continue lendo o post para aprender mais sobre o assunto.Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixoNão se preocupe, não fazemos spam.O que são as práticas ESG?
Você já ouviu falar nas palavras Environmental, Social and Governance (ESG), em inglês? Elas significam, as melhores práticas ambientais, sociais e de governança que orientam a sustentabilidade empresarial. Tem o objetivo da responsabilidade com o meio ambiente e com todos os colaboradores, mediante ações práticas que favorecem a organização. Outros impactos das práticas ESG em um negócio, são:
crescimento de receita;redução de custos;minimização de intervenções regulatórias e legais;aumento da produtividade dos funcionários;otimização de investimento e gastos de capital.
Quais são os 3 pilares ESG?
Para participar de uma economia sustentável, é preciso mudar a forma de gestão das empresas. De forma que os critérios de ESG influenciem a sustentabilidade e o impacto ético de investimento em um negócio ou empresa. Sendo assim, confira como as boas práticas de ESG estão relacionadas.
Ambiental
O pilar ambiental refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente. Entre elas podemos citar:
busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto na natureza;redução na emissão de poluentes;boas condutas com embalagens, geração, cuidado e descarte de plásticos e outros materiais;gerenciamento correto do descarte de lixo.
Além disso, o pilar ambiental pode também se estender ao controle exercido pela empresa em terras que possui, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, por exemplo.
Social
O pilar social se refere à relação que a empresa tem com as pessoas a sua volta. Podemos destacar algumas práticas sociais:
adesão aos direitos trabalhistas;valorização da saúde e segurança no ambiente laboral;apoio à diversidade e inclusão;posicionamento da empresa em causas e projetos sociais;atuação com a comunidade.
Nesse quesito há o envolvimento quanto ao cuidado com os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores, parceiros e investidores, procurando atender às suas expectativas e necessidades.
Governança
Já o pilar de governança é a maneira como a empresa realiza a gestão dos seus processos, baseado na transparência. Abaixo, algumas práticas de governança:
adoção de políticas para o controle dos processos;comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo, por exemplo;transparência na política de remuneração dos diretores;valores, postura moral e ética nos negócios;valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa;veracidade das informações de produtos e processos da empresa.
Inclusive, implica em ter uma liderança comprometida com os princípios ESG e capacidade de engajar com os colaboradores nessa direção.
Como ESG pode beneficiar um negócio?
O ESG tem atraído empresas visto as mudanças de comportamento dos consumidores que desejam comprar produtos oriundos de negócios éticos, comprometidos com o meio ambiente, transparente, com valores e outros atributos de boa gestão. Logo, essa política traz diversos benefícios como os que você lerá a seguir.
Redução de custos
As práticas ESG auxiliam na redução dos custos operacionais da organização. Visto que, ao adotar medidas de eficiência energética, gestão de resíduos, reciclagem e reaproveitamento de materiais se reduz os gastos com energia elétrica, água, combustível, matéria-prima e descarte.
Segurança para investidores
Um dos impactos positivos dessa ação é aumentar a confiança dos investidores na empresa, pois demonstram que ela está atenta aos riscos ambientais, sociais e legais que podem afetar o seu desempenho financeiro. Inclusive, pode atrair investidores que buscam apoiar negócios sustentáveis e alinhados aos seus valores.
Sustentabilidade
Contribui para a sustentabilidade do negócio no longo prazo, porque permite que se adapte às mudanças climáticas, às demandas sociais e às regulamentações vigentes. Ao adotar uma postura proativa e responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade, a empresa garante a sua perenidade e competitividade no mercado.
Diversidade e inclusão no ambiente corporativo
Mais um benefício é promover mais diversidade e inclusão no ambiente corporativo, ao valorizar as diferenças entre os colaboradores e criar um clima organizacional mais harmonioso e respeitoso.
Isso melhora o engajamento, a motivação, a criatividade e a produtividade dos funcionários, sobretudo diminuindo o turnover e o absenteísmo.
Competitividade
Mais uma vantagem é o aumento da competitividade da empresa no mercado, ao melhorar a sua imagem e reputação perante os consumidores, os fornecedores, os parceiros e os órgãos reguladores. Essa preocupação com questões ambientais, sociais e de governança, permite a diferenciação entre os concorrentes e fidelização dos clientes que valorizam o consumo consciente.
Enfim, o ESG nas empresas desempenha um papel crucial na atualidade, impulsionando a sustentabilidade e o impacto ético dos negócios. Com seus 3 pilares – ambiental, social e de governança –, proporciona benefícios para as organizações.
Ao adotar essas medidas para a preservação do meio ambiente, respeito aos direitos trabalhistas, transparência na gestão e outras práticas responsáveis, as organizações podem experimentam muitos resultados positivos.
Veja a seguir alguns deles: a redução de custos operacionais, o aumento da confiança dos investidores, a garantia de sustentabilidade a longo prazo, a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo e melhoria da competitividade no mercado.
Portanto, sua implementação não apenas fortalece a imagem dos negócios, mas também contribui para a construção de um mundo mais sustentável, ético e melhor.
Você quer aumentar o impacto social e ambiental da sua empresa? Então, você precisa conhecer a plataforma WriterAccess, que conecta você com profissionais freelancers qualificados que podem escrever sobre ESG para o seu negócio e sobre outros inúmeros conteúdos. Faça seu teste gratuito por 14 dias no WriterAccess!.rock-share-post{display:flex;flex-direction:column;align-items:center;color:#a0abc0}.rock-share-post__text{font-size:14px;margin:0 0 8px 0}.rock-share-post__icon{padding:8px;background:#edf1f7;border-radius:12px;margin:0 0 8px 0;display:flex;justify-content:center;width:36px;height:36px;align-items:center;cursor:pointer}.rock-share-post__icon:hover{background:#e5e9f0}.rock-share-post__icon-link{margin:auto}@media only screen and (max-width:768px){.rock-share-post{flex-direction:row;justify-content:space-evenly;}}Compartilhefacebooklinkedintwittermail.rock-author-box{background:#e2e7f0;padding:32px;border-radius:12px;width:100%;max-width:700px;margin:0 auto;display:flex}.rock-author-box__image{flex-basis:20%;display:flex;align-items:center}.rock-author-box__image-wrapper{margin:0 0 0 -85px;position:relative}.rock-author-box__image-wrapper>.avatar{border-radius:90px!important}.rock-author-box__image-base{position:absolute;top:0;left:0;bottom:0;margin:auto}.rock-author-box__content{flex-basis:80%;margin:auto 0}.rock-author-box__content-tag{color:#677389;font-size:16px;line-height:24px;font-weight:400}.rock-author-box__content-name{font-size:36px;line-height:46px;font-weight:700;color:#171923}.rock-author-box__content-bio{font-size:16px;line-height:24px;font-weight:400;color:#4a5568}.rock-author-box__content-icons{margin:12px 0 0 0;display:flex}.rock-author-box__content-social-icon{margin:0 5px 0 0;background:#f7fafd;border-radius:12px;padding:8px 8px 8px 8px;width:36px;height:36px;display:flex;justify-content:center;align-items:center;cursor:pointer}.rock-author-box__content-social-icon:hover{background:#ebf0f5}.rock-author-box__content-tag{flex-basis:100%}.rock-author-box__content-contributors{display:flex;margin:30px 0 0 0;flex-wrap:wrap}.rock-author-box__content-author{flex-basis:33%;margin:6px 5px 0 0;display:flex;align-items:center}.rock-author-box__contributor-image{flex-basis:20%;display:flex;align-items:center;margin:0 5px 0 0}.rock-author-box__contributor-image>img{border-radius:30px!important}.rock-author-box__contributor-content{flex-basis:80%}.rock-author-box__contributor-name{color:#171923;font-size:16px;line-height:24px;font-weight:700}.rock-author-box__contributor-office{font-size:14px;line-height:16px;font-weight:400;color:#677389}@media only screen and (max-width:768px){.rock-author-box{flex-wrap:wrap}.rock-author-box__content,.rock-author-box__image{flex-basis:100%}.rock-author-box__content-author{flex-basis:100%;margin:6px 0 0 0}.rock-author-box__image-wrapper{margin:0 auto 20px auto}.rock-author-box__contributor-image{flex-basis:15%}}AuthorCarina Dragone/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
body.elementor-page .elementor-widget-menu-anchor{margin-bottom:0}

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que visam a sustentabilidade empresarial. Essas diretrizes trazem reflexos positivos no crescimento de receita, redução de custos, minimização de intervenções regulatórias e legais, aumento da produtividade dos funcionários e otimização de investimentos e gastos de capital.

O pilar ambiental refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente. Já o pilar social se refere à relação que a empresa tem com as pessoas a sua volta, enquanto o pilar de governança é a maneira como a empresa realiza a gestão dos seus processos, baseado na transparência.

As práticas ESG auxiliam na redução dos custos operacionais da organização, aumentam a confiança dos investidores na empresa, contribuem para a sustentabilidade do negócio no longo prazo, promovem mais diversidade e inclusão no ambiente corporativo e melhoram a competitividade da empresa no mercado.

- Publicidade -

Em resumo, o ESG é fundamental para o negócio que deseja crescer e se fortalecer perante seus stakeholders, proporcionando benefícios para as organizações e contribuindo para a construção de um mundo mais sustentável, ético e melhor. Conheça mais sobre o assunto e implemente essas práticas em sua empresa para experimentar os resultados positivos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner