A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou na noite desta quarta-feira (7) as oito cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Apesar de ter se candidatado, Natal acabou excluída da relação final.
A divulgação foi feita por meio de vídeo publicado nas redes sociais, no qual o presidente da entidade, Gianni Infantino, confirmou as sedes e agradeceu às cidades que participaram do processo, mas não foram selecionadas. “Parabéns a todos os envolvidos nessas cidades e um grande agradecimento a Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, a escolha foi muito difícil, pois todas as candidaturas apresentaram um nível excepcional”, declarou Infantino.
As cidades confirmadas para receber os jogos do Mundial são: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Os respectivos estádios que serão utilizados são o Mineirão, Mané Garrincha, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Maracanã, Fonte Nova e Arena Corinthians.
Arena Pernambuco - Recife - Pernambuco
Castelão - Fortaleza - Ceará
Mané Garrincha - Brasília - Distrito Federal
Neo Química Arena - São Paulo - São Paulo
Mineirão - Belo Horizonte - Minas Gerais
Beira Rio - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Fonte Nova - Salvador - Bahia
Maracanã - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
O processo de seleção das sedes teve início em agosto de 2024 e seguiu critérios semelhantes aos usados na escolha do país anfitrião.
Equipes técnicas da Fifa visitaram as 12 cidades candidatas, avaliando critérios como infraestrutura, capacidade dos estádios e condições logísticas.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a primeira edição do torneio realizada na América do Sul.
Copa do MundoSeleção BrasileiraMulherFutebolFifaAmérica do SulSeleçãoMaracanãFonte NovaBeira RioMineirãoNeo Química ArenaMané GarrinchaCastelãoArena Pernambuco
Admilson Leme