Ainda menino, garoto, no interior paranaense, ele abraçou o sonho de seguir essa nobre profissão. Aproximou-se de um velho mestre barbeiro e, observando, aprendeu a arte de manejar a tesoura com maestria.
Inicialmente, cauteloso, jeitão que mantém até hoje, ele foi, aos poucos, dominando a técnica até conseguir trabalhar ao lado do mestre. Mas foi somente até o dia em que criou coragem e resolveu aventurar-se rumo a Curitiba para abrir sua barbearia.
Casou-se uma, duas, algumas vezes, e em cada união novos filhos num tudo de 9. Também foi, ampliando sua rede de amigos e clientes, tecendo seu caminho com personalidade forte, noites animadas, pescarias memoráveis e amizades duradouras. E, claro, o inseparável bigode. Vasto e marcante como suas piadas hilárias e seu jeito singular de cultivar a vida com muita música, definiram uma marca.
Hoje, o inconfundível Garcia celebra 80 anos de uma vida única, sustentado o entusiasmo na sua velha cadeira de barbeiro, empunhando a tesoura com vigor no salão que agora divide com seu filho Valdomiro.
Parabéns, meu amigo Garcia, que sua trajetória continue sendo uma inspiração de vitalidade e alegria!
Grande abraço.
Humberto Schvabe