Com foco na qualidade de vida e na manutenção da saúde física e mental de seus policiais militares, o 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) deu início, por meio de sua Unidade Básica de Saúde (UBS), a um programa de saúde preventiva denominado“Combate 13”.O projeto visa combater 13 condições desfavoráveis a saúde, como obesidade; colesterol e glicose elevados; hipertensão arterial; insônia; sedentarismo e tabagismo. “Vamos trabalhar a saúde preventiva de uma forma individualizada, dentro da necessidade de cada participante”, explica a responsável pelo“Combate 13”, major médica Alexandra Ramos dos Santos.
De acordo com o gerente do programa de saúde preventiva da UBS do 13º BPM e idealizador do projeto, subtenente Renato Lopes João, o programa está aberto para qualquer um dos militares estaduais da ativa atuantes no 13º BPM, até mesmo os que já mantém hábitos saudáveis. “Apesar de trabalhar as condições desfavoráveis, o programa não exclui quem está saudável e quer manter a boa condição física e de saúde”, esclarece.
Segundo o subtenente Lopes, o programa já conta com uma equipe completa para fazer o acompanhamento dos policiais. “Já temos médica; bioquímico; nutricionista e avaliadores físicos, o que é suficiente para o bom andamento do projeto, mas ainda esperamos trazer outros profissionais, como enfermeiros e fisioterapeutas”.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe