Ostentação nas redes sociais pode atingir sua declaração de IR

chuva de dinheiro-gazeta-do-bairro

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2021 já está aberto, e com ele vêm também os transtornos com a Receita Federal buscando os sonegadores.
Este ano tem uma novidade: o risco de ser pego pelo leão por conta da ostentação nas redes sociais. Não que seja proibido, mas é preciso que a declaração retrate a realidade.
Os fiscais da Receita Federal cruzam as informações dos bens declarados com as postagens nas redes sociais. Se elas demonstram uma vida de luxo que não condiz com o que foi declarado, o contribuinte cai na malha fina.
A checagem é feita no momento em que as informações enviadas pelos contribuintes nas declarações são processadas por supercomputadores, responsáveis por cruzar os dados, incluindo operações de cartão de crédito ou imobiliárias e movimentações financeiras, e apontar contradições.
Na malha fina, a Receita Federal solicita esclarecimentos ao contribuinte. O ato de não pagar o tributo, em si, não representa sonegação de impostos, que é crime previsto na Lei 9.137/90, mas sim quando demonstrada fraude, como, por exemplo, adulteração de valores em documentos, combinado com ao não pagamento do imposto devido.
Identificada a sonegação, além da cobrança do tributo e multa – que pode chegar a 225% sobre o valor do imposto devido -, a acusação criminal é comunicada ao Ministério Público, podendo, em caso de sonegação, gerar prisão de dois a oito anos.
Portanto fique ligado informando o que ganha e evite muita “ostentação”.

orfiscont-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner