O bailar das letras

cabeca articulista neide-gazeta-do-bairro

A comunicação tem um peso grande em nossas vidas, seja escrevendo, falando ou gesticulando.
E como seria maravilhoso se pudéssemos viver a vida num constante de ouvir, falar, escrever e gesticular apenas com palavras alegres, bonitas, positivas…
Mas as negativas também fazem parte de nosso cotidiano.
Independentemente de quais meios utilizamos, todos nós atingimos dentro dos mais diversos níveis. Basta uma frase ou um curto diálogo para nos agredir para gerar uma série de negatividades, rancor, podendo chegar até uma desavença.
Hoje as redes sociais invadiram nossos lares de tal forma que virou um hábito já consolidado nesse mundo globalizado. Bem aproveitado é benéfico para todos, uma evolução que tem também outros reflexos menos banidos. Lares estão ameaçados com casais sem aquele tempinho para um bate papo, um diálogo, até mesmo um afeto, um aconchego.
E aí, o silêncio de nossas palavras vai nos sufocando, constrangido, criando situações de desconforto, insegurança, que na verdade poderia ter sido esclarecido, sem maiores problemas, com um simples diálogo. Uma troca de palavras.
Na comunicação a “palavra” é tão forte, fulminante que depois de lançada, pode permanecer ativa na memória, ou mesmo imperceptível… Assim como ela fere… alegra…une… ela também separa, desagrega e destrói.
Ter consciência do poder que ela exerce sobre nossas mentes, nossas vidas são fundamentais como instrumento do pensamento. A ligação entre a palavra e seu significado pode refletir de maneira distinta em função de um histórico de relacionamento e em especial da maneira como identificamos a pessoa que nos fala.
Uma palavra falada, tem sempre a interpretação de quem a ouve e não pode mais voltar atrás, ser recolhida. Ela paira no espaço e exerce seus efeitos; positivo ou negativo.
Falando ou caladas, vamos levando nossa vida, pinçando informações, pensando, buscando as palavras certas para conseguir manifestar nosso pensamento, alinhavar nossas ideias e seguir adiante na busca de manifestarmos sobre a realidade que nos cerca.
Incontáveis vezes falamos sem pensar e isso gera incômodo, conflitos e precisamos estar atentos às nossas palavras. Elas podem trazer desconfortos, traumas e desavenças, mas no final são elas também que nos conduzem para a vitória, às grandes conquistas do coração e às amizades que acalentam nossa vida. As palavras como fonte de coisas boas… de amor… poesia e de esperança.
E quem não gosta do bailar das letras em meio às tantas vogais ao encontro das consoantes disputando para formar novas palavras, frases, lindos textos.

Compartilhe este artigo
adbanner