Mumbuca: a moeda de Maricá.

Mumbuca, o dinheiro maricaense

As moedas virtuais já são uma realidade consolidada na economia moderna, mas ainda são pouco utilizadas pelos negócios. No entanto, a crise provocada pela covid-19 tem dado novos contornos a esse cenário. As formas de consumo mudaram, e muitos empreendimentos estão sofrendo com a retração do mercado. Nesse contexto, a utilização de moedas locais pode ser uma alternativa para incentivar e fortalecer as comunidades.

O Brasil tem um excelente exemplo de moeda local: a mumbuca. Desenvolvida na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, como parte do programa de renda básica, a mumbuca é uma moeda social que já envolve mais de um quarto da população da cidade e representa um dos maiores experimentos de renda básica do mundo. A plataforma de pagamentos digitais e-DINHEIRO é peça-chave na viabilidade desse plano, permitindo que as pessoas transfiram seus créditos digitais e façam compras de varejistas cadastrados a partir de smartphones. Além disso, as contas de serviços públicos também podem ser quitadas com a mumbuca.

As moedas sociais cumprem um papel importante no desenvolvimento de comunidades. Com a mumbuca, é possível criar um mercado complementar, formando uma economia justa e equilibrada. Isso porque programas com esse modelo oferecem a possibilidade de produzir e consumir dentro de um circuito fechado, com o incentivo ao comércio local. Em Maricá, a renda básica e a mumbuca foram cruciais para o enfrentamento da crise do coronavírus. A prefeitura concedeu aos microempreendedores que poderiam ser impactados pela crise o valor de 1.045 mumbucas por mês, permitindo que eles cobrissem eventuais perdas financeiras e mantivessem o isolamento social quando o surto atingiu a cidade.

- Publicidade -

O sucesso da mumbuca vem repercutindo no cenário nacional, e muitos economistas já discutem a possibilidade desses pagamentos de estímulo representarem um avanço em relação a um novo modelo de renda básica no país. Além disso, o modelo de banco comunitário, como o do programa RBC, não existe em outra região do mundo, o que trouxe destaque para o dinheiro maricaense fora do Brasil. O diferencial do caso brasileiro em relação a outros tipos de experiências é o conjunto de iniciativas do modelo de bancos comunitários.

A criação da mumbuca veio para fazer a diferença na vida de milhares de cidadãos, a partir de uma distribuição mais equitativa de renda. A moeda digital de Maricá é a primeira experiência do Brasil nesse segmento, e o seu método inovador para apoiar as principais políticas sociais da cidade tem se mostrado capaz de gerar dignidade e segurança para quem vive ali. O sucesso da mumbuca inspira gestores de todas as partes do mundo.

O novo coronavírus trouxe mudanças significativas para a atividade do comércio, desde as formas de interação com os clientes até a efetivação da compra. Por isso, mais do que nunca, vale a pena conferir outras tendências interessantes, como a do pagamento sem contato. A mumbuca é um excelente exemplo de como a inovação pode transformar a economia local e fortalecer as comunidades.

Fonte: gazetadobairro.com.br

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner