Inteligência Artificial no RH

/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
.elementor-heading-title{padding:0;margin:0;line-height:1}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title[class*=elementor-size-]>a{color:inherit;font-size:inherit;line-height:inherit}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-small{font-size:15px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-medium{font-size:19px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-large{font-size:29px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xl{font-size:39px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xxl{font-size:59px}Inteligência Artificial no RH e nos processos de contrataçãoRedução de custos, otimização de processos e aumento da produtividade. Esses são alguns benefícios que a IA pode trazer aos colaboradores e líderes de empresas focadas em estratégia e bem-estar. Os números mostram como deve ficar o cenário em pouco, tempo.Simone Coelho30 abr
|
Leitura: 7min/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=".svg"]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}A Inteligência Artificial já é uma realidade para muitos setores empresariais. E o RH está incluso nesta onda. 
Sim, Tecnologia e análise de dados foram as primeiras a se beneficiar, porém, novos setores prometem se equiparar, ou pelo menos, se reinventar o quanto antes com as facilidades. A área de Recursos Humanos é uma que tende a ganhar em agilidade e proximidade, reduzindo a burocracia e o custo em pouco tempo.Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixoNão se preocupe, não fazemos spam.O que é inteligência artificial em RH?
Segundo dados da consultoria Bain & Company, para 87% dos heads de RH, a tecnologia digital deve mudar profundamente o setor. Também pudera, a área ficou conhecida nos últimos anos por processos longos e burocráticos, mas tem por essência se aproximar e zelar pelos colaboradores com excelência.
Pode até parecer confuso unir carinho e inteligência artificial. No entanto, uma pesquisa desenvolvida pela Cetic.Br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) aponta que 22% de empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial na sua rotina.
Isso porque a inteligência artificial pode automatizar e acelerar processos (seja contratação, seleção, férias entre outros benefícios), diminuir erros e, consequentemente, ampliar a produtividade tão buscada na transformação digital. 
Por que utilizar a inteligência artificial na área de recursos humanos?
Os benefícios da inteligência artificial para o RH são inúmeros. Para muitos, acompanhar os processos de contratação e seleção, por si só, já é suado. Fora a devolutiva não só de quem passou ou de quem subiu de cargo, mas para todos os participantes da vaga em questão.
Então, a IA avançou muito nessa categoria.por meio de softwares, que reduzem tempo, categorizam informações e, consequentemente, garantem um olhar mais atento para cada integrante e para cada detalhe igualmente importante.
Além disso, há outros processos que podem se favorecer. Benefícios concedidos aos colaboradores, por exemplo, comunicação com a empresa, gestão de pessoas e criação de programas e eventos especiais. 
Até mesmo mecanismos e ferramentas que estão em alta, como o ChatGPT, podem ser fontes de inspiração. Reunir um banco de dados sobre a empresa para novos funcionários tirarem suas dúvidas, saberem mais sobre os valores e missões da companhia e até mesmo saberem onde encontrar os processos e informações de cada área, podem ter um facilitador, como um robô.
Quando falamos do mundo da inteligência artificial nem o céu é o limite. É possível criar e recriar mecanismos para automatizar e melhorar processos. Tudo que é repetição, pode ser feito por IA, por exemplo, mas também cruzamento de dados, construções multidisciplinares. E o RH pode (e deve) se envolver nessas questões.
Se melhora os processos da empresa, passa pelo RH. E, principalmente, se melhora a forma das pessoas trabalharem e como se sentem no dia a dia durante a jornada de trabalho, com certeza, tem relação com a área de gestão e de pessoas. 
E olhando a curto prazo, pode parecer que o alto custo seja uma barreira. No entanto, indicamos mirar a longo prazo. Contabilizando a economia com papéis, impressões, materiais de escritório, como também reuniões e estruturas físicas.Vantagens do uso de IA no RH
Você já ouviu falar de softwares de gestão? Eles podem ser grandes aliados para os líderes da sua empresa. Esses programas apresentam painéis, recheados de gráficos e de dados, permitem que  supervisores, coordenadores, gerentes e, escalas diferentes, acompanhem a rotina dos colaboradores.
É possível entender preferências, entregas, alongamentos com valores da empresa, medir produtividade e acompanhamento das metas. Se sua empresa trabalha também com grupos multidisciplinares, a IA auxilia no cruzamento de dados para construir visões mais estratégicas e inteligentes.
Esse mundo de dados pode contribuir para encontrar pessoas com perfis bem específicos. Algumas especializações, por exemplo, podem não ser tão comuns no mercado ou pelo menos na cidade em que você trabalha. Pode ser ainda uma área nova, uma certificação específica ou experiências diferenciadas. Tudo isso fica mais fácil encontrar com auxílio da inteligência artificial.
Até as primeiras etapas de teste de seleção também ganham ajuda dos robôs, deixando com a equipe técnica contratante as etapas mais estratégicas antes da contratação.
Também é possível promover pesquisas de clima, acompanhar painéis com a temática e sugerir ações de comunicação, como um guia de boas práticas, a partir das respostas. Quem sabe até estruturar e escalar ações importante como reuniões 1:1 entre líderes e liderados e ações de feedback a curto e longo prazo. 
Algumas dicas antes de contratar ferramentas de inteligência artificial
Mas antes de investir na criação de softwares e mecanismos de IA, separamos algumas dicas para amadurecer a sua estrutura de acompanhamento. Tratam-se de recomendações vindas do projeto Human-Centered Artificial Intelligence for Human Resources, do Fórum Econômico Mundial. Vamos lá:
Monte uma equipe e estruture um planejamento: especialistas de tecnologia são mais que bem-vindos na hora de saber conduzir um bom investimento em IA. Eles trarão um olhar técnico sobre as possibilidades, investimentos e tempo para produção.
Mas vale convidar outras áreas que tendem a se beneficiar para colaborar com o projeto. São eles que podem contar números estratégicos, ações inovadoras que permitirão que seus painéis fiquem muito mais inteligentes e alcem a empresa para um patamar mais seguro. Visões de acessibilidade, diversidade, por exemplo, são muito bem-vindos.
Documentação de processos: Ter uma ficha organizada dos princípios da empresa e políticas relevantes ajudam a consolidar um projeto mais duradouro de IA. Se não existe, tire um tempo para criá-las. Isso ajudará a entender não só que caminho seguir, mas até onde a IA não pode interferir. 
Consolide objetos: A contratação ou a criação de mecanismos de IA no RH deve saber qual a base do projeto e qual o MVP, o produto mínimo aceitável, para se começar a tocar, escalando os processos, enquanto outras ferramentas são criadas e refinadas. Se resguarde inclusive de questões legais. Poderá impactar o seu projeto.
Mergulhe de cabeça: Estude, pergunte, compare. Saiba todos os detalhes, inclusive de concorrentes, para quando chegar a hora de fazer o design ele realce as propriedades importantes para o seu negócio permitindo que a sua visão seja o mais interessante possível. O Impacto da Inteligência Artificial no Marketing de ConteúdoAlerta de spoiler: IA não é ‘O Exterminador do Futuro’. Humanos ainda vão liderar a criação de conteúdoGestão de RH: entenda como funciona e como aplicar em agênciasDesenvolvimentos recentes em assistentes de escrita baseados em IA: eles podem beneficiar redatores humanos?
Aplicando a inteligência artificial no RH
Considerando todos os critérios apontados acima. Se chegou a hora da sua empresa investir em IA no RH, você pode se beneficiar (e muito) desses processos. Estão entre as principais aplicações: 
clima organizacionalgestão de processos e pessoasrecrutamento e seleção;agenda de treinamentos;jornada de trabalho;análise de comportamento dos colaboradores e dos líderes;engenharia de cargos.
Gestão de pessoas
A construção de painéis personalizados pode permitir um acompanhamento bem estruturado da equipe e das necessidades individuais de cada colaborador, prezando pelo seu bem-estar. Que tal incorporar ferramentas como feedback ou 1:1? Ou ainda entender como cada funcionário se sente a cada semana?
Pode ser que desafios iguais cheguem de formas diferentes para cada um do time. Analisar os indicadores levará você e a equipe para lugares muito mais seguros. Isso garante também uma atenção próxima, atenta e amistosa.
Clima organizacional
E o quanto cada um dos funcionários indica a empresa que trabalha? Como eles sentem a liderança e os colegas? Eles entendem os valores e acreditam que trabalham para que esses princípios se fortaleçam?
Medir o clima pode ser muito mais sério e importante para a saúde da empresa do que muitos líderes acreditam? São diversos caminhos construídos a partir destas respostas igualmente importantes. Você pode entender:
Como anda a saúde do colaboradorComo anda a produtividade do colaboradorComo andam o relacionamento entre as áreasComo se portam os líderes e as equipesA empresa está caminhando para o que se propôs no início do ano?
Treinamentos
Ao levantar todas as informações sobre a saúde mental, emocional e física do colaborador, começa a aparecer a importância de se investir em ações de engajamento e formação para que cada um encontre a sua motivação, perceba a sua importância e entenda os aspectos importantes para a empresa. 
Cruzar indicadores para perceber qual o melhor momento para se recomendar cada tipo de treinamento ou capacitação pode ser um caminho bem aplicado com a IA. Isso pode permitir, inclusive, um programa bem estruturado de benefícios, de incentivos financeiros e de planos de carreira dentro da corporação. 
Engenharia de cargos
Com os apontamentos vindos das etapas anteriores, fica mais fácil realocar pessoas dentro da empresa, promovê-las e entender e recomendar desenvolvimentos inteligentes para os gestores.
Conclusão
A área de Recursos Humanos pode se beneficiar dos investimentos feitos em IA integrando pessoas e tornando os processos mais humanos.
Criar esta unidade na empresa, e até quem ainda vai fazer parte dela, permite uma atmosfera mais integrada, mais ágil e, porque não mais inteligente – não só pela redução de papel, mas por um olhar mais seguro e estratégico para os desafios individuais e da companhia..rock-share-post{display:flex;flex-direction:column;align-items:center;color:#a0abc0}.rock-share-post__text{font-size:14px;margin:0 0 8px 0}.rock-share-post__icon{padding:8px;background:#edf1f7;border-radius:12px;margin:0 0 8px 0;display:flex;justify-content:center;width:36px;height:36px;align-items:center;cursor:pointer}.rock-share-post__icon:hover{background:#e5e9f0}.rock-share-post__icon-link{margin:auto}@media only screen and (max-width:768px){.rock-share-post{flex-direction:row;justify-content:space-evenly;}}Compartilhefacebooklinkedintwittermail.rock-author-box{background:#e2e7f0;padding:32px;border-radius:12px;width:100%;max-width:700px;margin:0 auto;display:flex}.rock-author-box__image{flex-basis:20%;display:flex;align-items:center}.rock-author-box__image-wrapper{margin:0 0 0 -85px;position:relative}.rock-author-box__image-wrapper>.avatar{border-radius:90px!important}.rock-author-box__image-base{position:absolute;top:0;left:0;bottom:0;margin:auto}.rock-author-box__content{flex-basis:80%;margin:auto 0}.rock-author-box__content-tag{color:#677389;font-size:16px;line-height:24px;font-weight:400}.rock-author-box__content-name{font-size:36px;line-height:46px;font-weight:700;color:#171923}.rock-author-box__content-bio{font-size:16px;line-height:24px;font-weight:400;color:#4a5568}.rock-author-box__content-icons{margin:12px 0 0 0;display:flex}.rock-author-box__content-social-icon{margin:0 5px 0 0;background:#f7fafd;border-radius:12px;padding:8px 8px 8px 8px;width:36px;height:36px;display:flex;justify-content:center;align-items:center;cursor:pointer}.rock-author-box__content-social-icon:hover{background:#ebf0f5}.rock-author-box__content-tag{flex-basis:100%}.rock-author-box__content-contributors{display:flex;margin:30px 0 0 0;flex-wrap:wrap}.rock-author-box__content-author{flex-basis:33%;margin:6px 5px 0 0;display:flex;align-items:center}.rock-author-box__contributor-image{flex-basis:20%;display:flex;align-items:center;margin:0 5px 0 0}.rock-author-box__contributor-image>img{border-radius:30px!important}.rock-author-box__contributor-content{flex-basis:80%}.rock-author-box__contributor-name{color:#171923;font-size:16px;line-height:24px;font-weight:700}.rock-author-box__contributor-office{font-size:14px;line-height:16px;font-weight:400;color:#677389}@media only screen and (max-width:768px){.rock-author-box{flex-wrap:wrap}.rock-author-box__content,.rock-author-box__image{flex-basis:100%}.rock-author-box__content-author{flex-basis:100%;margin:6px 0 0 0}.rock-author-box__image-wrapper{margin:0 auto 20px auto}.rock-author-box__contributor-image{flex-basis:15%}}AuthorSimone Coelho/*! elementor - v3.10.0 - 09-01-2023 */
body.elementor-page .elementor-widget-menu-anchor{margin-bottom:0}

Redução de custos, otimização de processos e aumento da produtividade

A inteligência artificial já é uma realidade para muitos setores empresariais e o RH está incluso nesta onda de transformação digital. A tecnologia e análise de dados foram as primeiras a se beneficiar, porém, novos setores prometem se equiparar com as facilidades oferecidas pela IA. A área de Recursos Humanos é uma que tende a ganhar em agilidade e proximidade, reduzindo a burocracia e o custo em pouco tempo.

Segundo dados da consultoria Bain & Company, para 87% dos heads de RH, a tecnologia digital deve mudar profundamente o setor. A área ficou conhecida nos últimos anos por processos longos e burocráticos, mas tem por essência se aproximar e zelar pelos colaboradores com excelência. A inteligência artificial pode automatizar e acelerar processos, diminuir erros e, consequentemente, ampliar a produtividade tão buscada na transformação digital.

Os benefícios da inteligência artificial para o RH são inúmeros. A IA pode automatizar processos como contratação, seleção, férias, benefícios concedidos aos colaboradores, comunicação com a empresa, gestão de pessoas e criação de programas e eventos especiais. Além disso, é possível criar mecanismos para automatizar e melhorar processos, como cruzamento de dados e construções multidisciplinares.

- Publicidade -

A utilização de softwares de gestão pode ajudar os líderes da empresa a entender preferências, entregas, alongamentos com valores da empresa, medir produtividade e acompanhar o cumprimento de metas. A IA também pode auxiliar na seleção de pessoas com perfis bem específicos e na promoção de pesquisas de clima.

Antes de investir na criação de softwares e mecanismos de IA, é importante montar uma equipe motivada e produtiva e estruturar um planejamento, documentar processos, consolidar objetivos e mergulhar de cabeça, estudando, perguntando e comparando com outras empresas.

Se a sua empresa investir em IA no RH, poderá se beneficiar em várias áreas, como clima organizacional, gestão de processos e pessoas, recrutamento e seleção, agenda de treinamentos, análise de comportamento dos colaboradores e dos líderes, e engenharia de cargos. A construção de painéis personalizados pode permitir um acompanhamento bem estruturado da equipe e das necessidades individuais de cada colaborador, prezando pelo seu bem-estar.

Em resumo, a inteligência artificial pode trazer muitos benefícios para o RH, desde a automatização de processos até a promoção de pesquisas de clima e formação de equipes mais engajadas. Com a IA, é possível criar mecanismos para automatizar e melhorar processos, tornando a empresa mais eficiente e produtiva.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner