Memoráveis do Brasil

rede nacional de pontos de memoria jpg-gazeta-do-bairro

Na terça (09/04), 06 pontos de memória participantes do projeto MEMORÁVEIS DO BRASIL – Covid-19 estiveram reunidos virtualmente para alinhamentos administrativos. O momento foi considerado o marco zero do projeto. A reunião aconteceu entre 19h e 20h40.

Estava na pauta: apresentação dos profissionais colaboradores que farão as assessorias de imprensa, de designer gráfico, de mídias sociais, de programação web e de apoio de coordenação; apresentação da pasta drive para organização de dados e das informações em tempo real; apresentação e aprovação da identidade visual e composição coletiva da logomarca do projeto; apresentação de como o memorial será incorporado ao site institucional do @pontodememoria.gbj, que terá o domínio pontodememoriagbj.org.br

O projeto Memoráveis do Brasil – Covid-19 tem como objetivo central construir de forma participativa e colaborativa um memorial em homenagem à vida de pessoas vítimas fatais da Covid-19, moradoras de 7 territórios periféricos do Brasil, através do afeto, do olhar, da memória, dos registros e do consentimento de familiares em manifestações espontâneas de participação, uma estratégia de documentar, à posteridade, os impactos nas comunidades periféricas da maior crise sanitária da história do Brasil.

- Publicidade -

O coletivo cultural proponente do Memoráveis do Brasil é o Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, com fomento do @museusbr e do @minc, por meio do edital Prêmio Pontos de Memória – Edição Helena Quadros.

07 Pontos de Memória de 07 periferias do Brasil, das 05 regiões do país, construirão um memorial das vítimas fatais da Covid-19, a partir de uma busca ativa de 70 memórias de vida, sendo 10 em cada território participante. Será construído um site para hospedar o memorial. Cada vida memorada terá 01 foto e 01 minibio.

Compartilhe este artigo