Expressando emoções no trabalho

Leve suas emoções ao trabalho

A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho

No mundo empresarial atual, manter os colaboradores engajados é um desafio constante. Por isso, é fundamental buscar estratégias que motivem os trabalhadores e os deixem entusiasmados com a rotina corporativa.

Funcionários comprometidos com o negócio são capazes de gerar novas ideias e implementar tendências, elevando a empresa a um novo patamar. Uma das práticas que pode ajudar a alcançar esse objetivo é aprender a lidar com as emoções no trabalho.

Colaboradores envolvidos emocionalmente com suas atividades costumam apresentar índices mais altos de produtividade. Por isso, é fundamental que líderes e gestores reflitam sobre suas próprias emoções e sobre como lidam com elas no ambiente de trabalho.

- Publicidade -

Reconhecer as emoções no trabalho

Os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer organização. São eles que geram novas ideias, implementam tendências, gerenciam demandas e lidam com os clientes. É por isso que incentivar o bem-estar dos trabalhadores é uma medida inteligente.

Em um mundo cada vez mais automatizado, as empresas inovadoras têm adotado uma comunicação mais humanizada. Essa humanização também é essencial para o relacionamento com o público interno.

As emoções nos tornam autênticos e nos diferenciam das máquinas. Ignorar sentimentos só ativa uma bomba-relógio que, cedo ou tarde, vai explodir. Por isso, é fundamental reconhecer as emoções no ambiente de trabalho para que seja possível lidar com elas de forma saudável.

Quando o empregador adota uma política de escutar seus funcionários, a inteligência emocional deles é potencializada e a motivação aumenta. Afinal, todo mundo gosta de ser ouvido.

Cuidar dos sentimentos no dia a dia

Simular que está tudo bem pode ser prejudicial à saúde física e mental. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona mostrou que as pessoas que aparentam estar felizes em suas profissões, mas que na verdade estão insatisfeitas, podem arriscar o seu bem-estar e sua performance profissional.

Muitas pessoas ainda fingem felicidade em seus empregos. Esse estudo mostrou que 8 em cada 10 pessoas que não estão contentes no trabalho, simulam satisfação diante de seus colegas.

- Publicidade -

É preciso que a felicidade no trabalho seja prioridade, tanto pela saúde mental quanto pela carreira. Quem gosta do que faz e do lugar em que trabalha tende a ser promovido mais rapidamente, a ser mais bem-sucedido em sua carreira e a adotar uma postura otimista diante do seu desenvolvimento profissional.

A inteligência emocional é fundamental para gerenciar nossas próprias emoções e responder às emoções dos outros. Ser emocionalmente inteligente significa reconhecer o que se sente e processar esses sentimentos de forma saudável. Com isso, as tomadas de decisão são mais acertadas e o clima organizacional fica mais leve, o que resulta em níveis mais altos de produtividade e lucratividade.

Equilíbrio emocional e gênero no ambiente de trabalho

Quando o assunto é emoção no trabalho, as mulheres enfrentam mais cobranças do que os homens. Isso acontece devido a um senso comum errôneo que associa o gênero feminino à emotividade.

No entanto, um estudo realizado no Reino Unido mostrou que os homens têm o dobro de chance de demonstrarem algum tipo de emoção quando suas ideias não são ouvidas ou quando são criticados. Essa probabilidade é o triplo caso o orçamento de um projeto seja ultrapassado, o prazo de uma tarefa não seja cumprido ou se algo for cancelado.

As mulheres precisam ter estratégias diferentes dos homens para encontrarem o equilíbrio entre serem autênticas e, ao mesmo tempo, não deixarem de expressar o que sentem no ambiente de trabalho.

Conclusão

A inteligência emocional é fundamental para manter os colaboradores engajados e motivados. Reconhecer as emoções no ambiente de trabalho e lidar com elas de forma saudável é essencial para garantir o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade da empresa.

Equilibrar as emoções no trabalho não é algo fácil, mas é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Afinal, negligenciar as emoções no ambiente corporativo pode levar a erros e prejudicar a carreira dos profissionais.

Por isso, é fundamental que as empresas incentivem a inteligência emocional entre seus colaboradores, oferecendo treinamentos e criando um ambiente saudável e acolhedor para todos.

Quer saber mais sobre o mundo corporativo e assuntos relacionados? Acesse gazetadobairro.com.br e confira nossos conteúdos exclusivos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner