Em algumas ocasiões, ao tirarmos uma foto, pode acontecer de alguém ficar com uma coloração avermelhada na região dos olhos. Mas por que isso ocorre?
Na verdade, o olho humano funciona como uma câmara escura. Embora a pupila seja preta por fora, a região do fundo do olho, chamada de retina, possui diversos vasos sanguíneos, o que dá uma coloração avermelhada.
Nas fotos, o flash incide sobre a pupila e alcança a retina. Ao atingir essa parte do olho, a luz reflete nas veias sanguíneas, resultando na cor vermelha. Mas por que isso nem sempre acontece?
A ocorrência ou não dos olhos avermelhados nas fotos depende da claridade do ambiente. Quando o ambiente está muito iluminado, as pupilas se contraem naturalmente, dificultando a entrada da luz do flash.
As câmeras fotográficas atuais possuem recursos que diminuem o efeito dos “olhos vermelhos”, disparando luzes antes do flash para retrair as pupilas do fotografado. Outra solução é olhar para um objeto luminoso alguns instantes antes de tirar a foto, o que também faz com que a pupila se contraia.
Lembre de compartilhar este post.
Acompanhe mais Notícias de Curitiba, Notícias do seu bairro e Curiosidades aqui na gazetadobairro
Fonte: Brasil Escola