Curiosidades do corpo humano

human body-gazeta-do-bairro

Por que piscar?
Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.

Quantas vezes trocamos de pele?
As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!

Qual a quantidade de sangue que circula no corpo?
Cinco litros em média. Com o coração batendo na média de 70 vezes por minuto, a cada batida ele bombeia 90 mililitros de sangue que percorrem o corpo em apenas um minuto.

- Publicidade -

Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido?
O Espermatozóide se move a cerca de 45 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!

Qual a produção diária de gases?
Por volta de 1 a 1,5 litros. A maior parte é de gases que engolimos ao falar ou comer. Ele vai até o estômago que pode devolvê-lo pela boca na forma de arroto ou segue para o intestino.

As unhas dos pés e das mãos crescem na mesma velocidade?
Não. As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.

Num adulto médio, a pele representa 12% do peso corporal.
Existem mais de 600 músculos individuais em nosso corpo.
Um esqueleto adulto contém, em média, 213 ossos, variando entre laminares, longos, curtos, pneumáticos, irregulares e sesamóides.
Um corpo humano adulto possui cerca de 100 trilhões de células.
Temos 25 trilhões de células vermelhas no sangue (hemácias), as mais abundantes no corpo. Os glóbulos vermelhos representam cerca de 45% do volume total do sangue.

Compartilhe este artigo
adbanner