Brasil se destaca pela conectividade, mas inovação é limitada.

Brazil Digital Report: relatório da McKinsey indica brasileiros mais conectados, mas falta de inovação

O Brasil tem um número crescente de acessos à internet, mas ainda precisa de melhorias em infraestrutura e inovação. Segundo o Brazil Digital Report, desenvolvido pela McKinsey & Company em parceria com o Brazil at Silicon Valley, o país tem mais usuários de internet em comparação com a média global. No entanto, a velocidade média da internet no Brasil é abaixo da média global, e a inclusão digital varia de acordo com recortes geográficos e demográficos.

Os brasileiros passam em média 9 horas por dia conectados à internet, e 44% dos acessos são feitos por dispositivos móveis, o que mudou a forma de consumo de informação. Os investimentos em digital têm crescido drasticamente, enquanto a TV aberta e a mídia impressa perdem receita. Entre os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros estão aplicativos e sites relacionados a conteúdo e social, com o Google liderando o ranking de mais acessados. O uso de redes sociais também é alto no país, com destaque para o Facebook, Instagram e Twitter.

O típico usuário de internet no Brasil está no meio urbano, tem menos de 45 anos e está entre as classes A e C. A renda familiar é um fator importante para o acesso à internet, e pessoas com curso superior são as que mais consomem conteúdos online. O comércio eletrônico é pouco desenvolvido no país, com apenas 6% das vendas sendo realizadas por e-commerce.

- Publicidade -

A falta de inovação é um dos obstáculos para o mercado digital brasileiro, com produtividade baixa e barreiras de patentes que impedem a evolução. As empresas de tecnologia no Brasil não estão entre as mais valiosas do país, ao contrário do que acontece na China e nos Estados Unidos. Contudo, as empresas brasileiras têm a oportunidade de criar relações mais próximas com seus consumidores e potenciais clientes por meio do marketing digital.

Embora o Brasil ainda enfrente desafios em infraestrutura e inovação, a conectividade pode ser um atalho para o desenvolvimento do mercado digital. As empresas que investem em aplicativos e outras inovações digitais têm a chance de alcançar bons resultados de negócios. É necessário que o país continue investindo em melhorias em infraestrutura e estímulo à inovação para acompanhar o ritmo global e atender às demandas dos usuários de internet.

Fonte: Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner