Amor à primeira vista pelo e-commerce.

Namorados se apaixonam pelo e-commerce

Com a chegada do dia dos namorados em meio à pandemia, diversas empresas tiveram que se adaptar para atender os casais em isolamento social. O desafio é manter a data lucrativa em meio a tantos obstáculos. Restaurantes, lojas de roupas, sapatos, perfumes e itens variados tiveram que transformar sua forma de atendimento para conseguir estar presente no dia dos namorados em casa.

O e-commerce já vinha em crescimento no Brasil há alguns anos e, após a pandemia, empresas que ainda não estavam desenvolvendo seu potencial no mundo online tiveram que mudar de estratégia e entrar de vez nos e-commerces. O isolamento social fez com que mais pessoas passassem a consumir online, exigindo que empresas diversas se adaptassem a essa nova realidade.

De acordo com um estudo divulgado pela Webshoppers Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2018, o mercado de e-commerce havia faturado aproximadamente 23,6 bilhões. A pesquisa mostrou que 57,2% dos entrevistados pretendem comprar produtos online para a data comemorativa, com a metade dos entrevistados buscando promoções para aproveitar o momento com economia. Alimentos e bebidas tiveram 26,6% dos votos, enquanto chocolates representaram 15,5%, moda 25% e cosméticos, 16,6%.

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Empresas como O Boticário e as chocolaterias Kopenhagen e Chocolates Cacau Brasil abraçaram campanhas de comunicação diferenciadas para atrair ainda mais o público e melhorar as vendas durante a pandemia. A impossibilidade de livre circulação exigiu que os hábitos de consumo mudassem, mesmo entre aquelas pessoas que não possuem o hábito ou não gostam de comprar pela internet.

Para quem quer presentear no dia dos namorados, as opções são inúmeras. Lojas diversas estão disponibilizando um atendimento diferenciado e venda online para ajudar clientes a conseguir consumir sem sair de casa. Para as empresas, é importante repensar as formas de trabalho e criar estratégias que vão ajudar a melhorar ainda mais a relação com os consumidores.

O crescimento do mercado virtual no Brasil é uma realidade, e o mercado possivelmente será muito impactado mesmo após a pandemia. Os consumidores agora conhecem as praticidades do mundo online, e as empresas, sem dúvidas, aprenderam a importância de oferecerem um serviço diferenciado, e isso estará diretamente ligado à necessidade de estar online, vender pela internet e oferecer um atendimento próximo e personalizado.

O dia dos namorados durante a pandemia é um acontecimento histórico que está mexendo diretamente na forma de trabalhar de muitos negócios. Para entender um pouco mais sobre os impactos da pandemia no mercado, confira a pesquisa do Olist que traz um panorama do setor de marketplaces e mostra tendências e oportunidades. Não deixe de conferir as melhores práticas de SEO para ranquear melhor seu conteúdo no Google.

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