A importância do foco em dados específicos.

Por que focar em small data?

A análise de dados é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com o Big Data, as organizações conseguem acessar um vasto leque de informações sobre seus clientes, mas muitas vezes os profissionais ainda não têm a capacidade de ler essas informações da melhor forma possível. É aí que o Small Data entra em cena, permitindo uma observação mais íntima da audiência de uma empresa.

O Big Data é composto por informações coletadas em grandes quantidades em uma velocidade muito rápida, apresentando uma grande variedade de formas não conectadas, como cliques, transações, leitores de RFID, dados financeiros, entre outras. É uma ferramenta com processamento de informações econômico e que permite uma visão aprimorada da tomada de decisão e automação de tarefas. No entanto, o volume de dados normalmente é representado em grandes quantidades, terabytes, petabytes, etc, e requer poder computacional avançado para o seu gerenciamento, o que pode resultar em pontos cegos para os profissionais de marketing.

Por outro lado, o Small Data é composto pelos dados coletados por meio de pesquisa primária, permitindo uma observação mais íntima da audiência de uma empresa. Em comparação com o Big Data, o volume do Small Data é medido em megabytes e gigabytes, sendo mais fácil de gerenciar e processar. Além disso, os dados são estruturados e não estruturados, permitindo que as empresas obtenham resultados acionáveis sem a necessidade de adquirir sistemas complexos.

- Publicidade -

Para ter sucesso com o Small Data, é importante que as empresas compreendam o básico das estatísticas, aprendam as principais estratégias, realizem todas as etapas de limpeza e análise e conheçam as limitações do modelo. Diante de um mercado extremamente dinâmico, a sensibilidade na interpretação do Small Data é um dos principais fatores para que uma empresa se destaque perante os adversários.

Em resumo, o Small Data representa uma mudança na obsessão pelo emprego excessivo de tecnologias no processamento de dados. Trata-se de um importante recurso na obtenção de informações relevantes, com uma redução significativa de custos. Saber unir técnicas e informações é um dos pilares para a atuação inteligente de um negócio. E, para ter sucesso com o Small Data, é essencial que as empresas foquem primeiramente em dominar o básico e libertem-se da dependência de trabalhar com altas tecnologias.

É possível obter resultados semelhantes usando estratégias de mineração de dados muito menos robustas, como o Small Data. Adotar essa metodologia pode reduzir custos e permitir que as empresas obtenham informações relevantes para a tomada de decisão. Nesse sentido, é importante que os gestores compreendam a importância do Small Data e invistam na capacitação de seus profissionais para lidar com essa metodologia.

A gestão estratégica de pessoas é um detalhe que fará toda a diferença nesse momento. O Small Data já é uma realidade defendida por muitos pesquisadores e profissionais da área. Essa nova perspectiva de lidar com as informações é o futuro da ciência de dados.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner