25 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

gazeta do bairro gestao29-gazeta-do-bairro

Como aumentar a sua produtividade no trabalho

A avaliação da própria produtividade pode ser um desafio para muitas pessoas. Independentemente do seu nível de produtividade, é sempre possível melhorar e aumentar a sua capacidade de produção. O primeiro passo é ser uma pessoa orientada para os resultados. Além disso, é importante adotar pensamentos, atitudes e estratégias que ajudem a manter o foco e alcançar resultados mais elevados.

O experimento é uma parte importante da vida de quem deseja aumentar a produtividade. Diferentes métodos e sistemas podem ser testados para verificar a sua eficácia. Neste post, compartilharemos técnicas eficientes para que você possa produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade. Confira!

1. Planeje o seu dia na noite anterior

Antes de dormir, dedique apenas cinco minutos para planejar o seu dia seguinte. Liste todas as tarefas que deseja realizar e coloque-as em ordem de prioridade. Dessa forma, você poderá dormir mais tranquilo, sem se preocupar em lembrar o que terá que fazer no dia seguinte. Além disso, terá maior foco ao acordar e desperdiçará menos tempo do seu dia.

- Publicidade -

2. Liste as tarefas mais difíceis em primeiro lugar

Além de ordenar as tarefas por prioridade, procure posicionar as mais difíceis de serem realizadas no topo da sua lista. À medida que o dia vai passando e as atividades mais desafiadoras vão sendo eliminadas, o dia vai melhorando com uma agenda mais leve.

3. Identifique seus períodos de produtividade

Todos nós temos um período do dia em que somos mais produtivos. Identifique esses períodos e programe as tarefas mais difíceis para serem realizadas neles. Assim, no restante do dia, poderá executar atividades mais leves.

4. Faça uma coisa de cada vez

Se você possui tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realizá-las uma de cada vez. Não tente ser multitarefas nesses casos, pois o trabalho pode até ser rapidamente concluído, mas poderá perder a qualidade e ter ocorrências de falhas no processo. O foco em cada tarefa poderá ser maior aumentando a qualidade dos resultados e reduzindo o tempo necessário para realizá-las.

5. Priorize o que deve ser feito

Avalie constantemente as tarefas que você realiza, refletindo sobre a sua real importância naquele momento. Muitas vezes, descobrirá um monte de atividades que, além de tomar o seu tempo, não estão levando a lugar algum. Corte ou adie essas tarefas da lista e dos seus hábitos diários para focar no que realmente importa. Identifique quais são as tarefas que geram os melhores resultados e concentre-se nelas.

6. Faça da sua lista um hábito de controle

Uma lista de coisas a fazer permite identificar rapidamente todas as tarefas que precisam ser feitas no seu dia, reduzindo o esforço mental para se lembrar delas. Adicione as tarefas urgentes na lista do lado ou abaixo da tarefa que está realizando para não esquecer. Quando tiver o hábito de usar a lista, poderá melhorar a sua organização e eficiência. Sendo assim, faça uma lista adaptável para adicionar as tarefas que surgirem e tiverem menor importância para serem realizadas mais tarde.

7. Não adie as suas tarefas

Evite adiar tarefas por indisposição, preguiça ou dificuldade. Lembre-se de quantas coisas que poderia ter realizado se nunca deixasse nada para depois. Essa prática com o tempo se tornará hábito e a sua produtividade pessoal aumentará espantosamente.

- Publicidade -

8. Use ferramentas de produtividade

Existem ferramentas, softwares e hardwares, que nos ajudam a ser mais produtivos e você deve utilizá-las. Pesquise na internet e descubra recursos, gratuitos ou não, que podem tornar-se aliados da sua produtividade.

9. Pratique a meditação

A meditação ajuda a limpar a mente, acalma a ansiedade, faz a sua consciência despertar para as prioridades e ajuda você a se concentrar no trabalho. Quanto maior for a sua clareza mental, mais poderá se concentrar nas tarefas, e a produtividade será elevada com qualidade. Reserve trinta minutos do seu dia em um local silencioso e com boa vista, ouça os sons da natureza ou escute músicas tranquilas.

10. Durma bem

Um bom sono pode aumentar consideravelmente os níveis de produtividade. Antes de dormir, tente relaxar. Afaste-se da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivo que tome a sua atenção. Você pode utilizar esse momento para praticar a meditação e limpar a desordem mental. Verá como consegue dormir melhor.

11. Acorde mais cedo

Acordar cinco ou dez minutos antes pode ser o suficiente para adiantar muitas coisas e deixar você ainda mais motivado para se manter na liderança. O dia ficará um pouco mais longo dando tempo para realizar mais tarefas do que o habitual.

12. Seja organizado

Mantenha tudo de forma organizada para que as tarefas sejam mais fáceis de serem identificadas e realizadas. Tenha um bom sistema de arquivamento para os seus documentos (tanto para as cópias digitais quanto para as impressas) para que você possa acessar o que quiser com facilidade e rapidez.

13. Elimine suas distrações

Páginas de redes sociais, televisão, rádio, telefone, conversas paralelas e outros desperdiçadores de tempo devem ser removidos antes mesmo de começar a trabalhar. Se você não precisa da internet para executar certas tarefas, corte o acesso por completo. Você vai perceber que, naturalmente, começará a fazer o seu trabalho no devido tempo.

14. Divirta-se trabalhando

Encontre uma maneira mais agradável e divertida de se fazer as coisas e verá como o trabalho ficará mais empolgante. Dedique um tempo para pensar como pode fazer as tarefas mais complexas serem divertidas e motivadoras e surpreenda-se com os resultados. Você pode brincar de desafiar a si mesmo cronometrando o tempo que leva para realizar uma tarefa, por exemplo.

Agora que você conhece essas técnicas, comece a colocá-las em prática e veja como a sua produtividade aumentará significativamente. Lembre-se de que a produtividade está diretamente relacionada com a sua capacidade de gerenciar o tempo e se concentrar nas tarefas que mais importam.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner