Transformação digital depende de mentalidade, não tecnologia.

Transformação Digital Siderugica

A era digital está transformando profundamente o mundo do trabalho e influenciando as empresas a repensarem seus modelos de negócios. A digitalização não é apenas sobre a adoção de novas tecnologias, mas sim sobre a habilidade das empresas digitais de criar valor exponencial. Para isso, é necessário uma transformação dos modelos mentais e de negócios, além de uma mudança na forma de pensar.

Os líderes precisam criar uma cultura que estimule o empoderamento dos funcionários na tomada de decisão e substitua o controle de pessoas pelo controle de princípios. Enquanto os líderes tradicionais veem os consumidores como um mercado, os líderes digitais enxergam os consumidores como uma rede de geração de valor. O objetivo de um negócio digital é obter um retorno de 10 vezes com o mesmo esforço se comparado às empresas tradicionais do mesmo segmento.

Os dados são extremamente valiosos na criação de valor durante a era digital e muitas empresas digitais criam produtos com o intuito de gerar dados que possam oferecer melhores insights de seus consumidores. Para inovar em uma empresa tradicional, é necessário mudar a forma de pensar e realizar testes para avaliar a ideia e iterar depois do lançamento.

- Publicidade -

Para promover a transformação digital, é necessário ter uma liderança com visão exponencial e criar uma cultura que estimule a velocidade, o empoderamento e o aprendizado. Os líderes devem definir uma visão digital que inspire e motive os liderados e criar um conjunto de indicadores para avaliar o progresso e monitorar se está havendo uma mudança de cultura.

Por fim, para estimular engajamento e lealdade dos consumidores, as empresas devem focar na empatia com o consumidor em todos os níveis da empresa e criar uma comunidade engajada. Implementando iniciativas para a transformação digital de forma holística, os líderes podem construir e incentivar um time com uma visão exponencial, expandir e estimular a cultura de mudanças através da organização e inspirar um ambiente inovador onde os times recebam mudanças de braços abertos e tenham sempre um olhar para o futuro.

A transformação digital tem mais a ver com mindset do que com tecnologia. É necessário mudar a forma de pensar e criar uma cultura que estimule a velocidade, o empoderamento e o aprendizado para obter sucesso na era digital.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner