“Retorno às aulas no Paraná: investimentos em tecnologia e segurança marcam o segundo semestre de 2023”

Rede estadual de ensino retoma as aulas do segundo semestre

Aulas retornam na rede estadual do Paraná com foco na intensificação dos trabalhos na educação

Nesta segunda-feira (24), cerca de um milhão de estudantes dos 2,1 mil colégios da rede estadual do Paraná voltaram às aulas para o segundo semestre de 2023. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, esteve presente no Colégio Estadual Cívico-Militar Elvira Cordeiro Ribas, em Curitiba, para recepcionar os mais de mil alunos que retornaram às atividades.

No segundo semestre, o foco será intensificar os trabalhos na educação, aproveitando as ferramentas já disponíveis na rede. As plataformas de leitura, que receberam novos livros voltados ao vestibular, e as plataformas de matemática, que contabilizaram mais de 3 milhões de atividades apenas no primeiro semestre de 2023, serão utilizadas para um ensino ainda mais completo.

Investimentos em equipamentos e tecnologia

O Governo do Estado investiu mais de R$ 250 milhões em equipamentos para as escolas da rede estadual. Foram entregues cerca de 38 mil computadores, 18.300 Chromebooks, 18.300 kits de peças eletrônicas e 50 mil tablets, destinados ao uso em sala de aula. Esses dispositivos viabilizam o acesso às plataformas educacionais, como as de leitura, redação, inglês, lição de casa e matemática.

- Publicidade -

O secretário Roni Miranda ressalta a importância das tecnologias no processo de modernização da educação pública do Paraná. Segundo ele, as tecnologias permitem uma melhor fixação do conteúdo pelos alunos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

As plataformas educacionais são um dos principais investimentos do Governo estadual na educação. Elas tornam o aprendizado mais acessível e dinâmico, oferecendo recursos digitais para leitura, matemática e inglês. Com o uso dessas plataformas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades específicas de forma interativa, personalizada e autônoma, contribuindo para o progresso educacional e a formação de cidadãos preparados para o futuro.

Segurança nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação vem implementando ações em prol de um ambiente escolar seguro, em parceria com as forças de segurança pública. No primeiro semestre, foi inaugurado o Curso de Capacitação em Segurança Escolar, destinado a professores e funcionários da rede. Além disso, o Governo do Estado investiu em equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento, portões e alarmes.

Outra medida de segurança é o Botão de Emergência, vinculado ao aplicativo 190 PR da Polícia Militar. Ao ser acionado, o botão gera um atendimento de emergência ao local solicitado. Também estão sendo contratados profissionais da área de Psicologia para atuarem no suporte a professores e estudantes, visando a prevenção e identificação de potenciais riscos.

Educação de Jovens Adultos (EJA) em modalidade Ead

A partir deste semestre, a Educação de Jovens Adultos (EJA) passa a oferecer a modalidade Ead para os alunos impossibilitados de comparecer às aulas presencialmente. 79 escolas oferecerão o curso em modalidade híbrida, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. As aulas a distância são disponibilizadas em ambiente virtual, com os mesmos conteúdos da modalidade presencial.

Educação em tempo integral

O número de instituições que oferecem ensino integral para os ensinos fundamental e médio aumentou mais de 50% em toda a rede em 2023. Atualmente, 55 mil estudantes são atendidos nessa modalidade. O objetivo é que até 2024, 400 escolas atendam ao ensino integral.

- Publicidade -

Colégios Cívico-Militares

Além dos 194 Colégios Cívico-Militares (CCM) já existentes na rede estadual, as outras 12 Escolas Cívico-Militares (ECIM), integrantes do Modelo Federal, também passarão a funcionar sob o regimento estadual. A Secretaria da Educação abriu um processo seletivo para militares estaduais da reserva que queiram atuar nos colégios cívico-militares do Paraná.

Ganhando o Mundo

O programa Ganhando o Mundo possibilita que 1.000 alunos da rede estadual vivam a experiência de estudar em outros países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Para enviar os alunos aos destinos de língua inglesa, serão investidos quase R$ 91 milhões este ano. Além disso, o programa também oferece a versão Ganhando o Mundo França, que levará 40 alunos ao país, e o Ganhando o Mundo Professor, que capacitará 96 professores no Canadá e na Finlândia.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compartilhe este artigo
adbanner