“Reforço estrutural do viaduto do Alto Boqueirão em Curitiba é iniciado para garantir segurança e aumentar vida útil”

Viaduto no Boqueirão, em Curitiba, tem obras para reforço estrutural

Obras de reforço estrutural do viaduto no Alto Boqueirão, em Curitiba

As obras de reforço estrutural do viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea, no Alto Boqueirão, em Curitiba, foram iniciadas nesta semana. Segundo a prefeitura, o viaduto do Alto Boqueirão tem cerca de 50 anos e foi projetado para suportar um tráfego muito inferior ao que estava recebendo, o que contribuiu para colapsar a estrutura.

O tráfego no local foi interrompido para evitar tragédias após riscos de queda terem sido constatadas pela ação do tempo. A obra deverá ser concluída no segundo semestre deste ano e o objetivo é aumentar a vida útil do viaduto para permitir a passagem apenas de veículos leves. O trabalho é feito sob coordenação da Smop (Secretaria Municipal de Obras Públicas).

Fase 1: Remoção da capa da laje principal

Na primeira fase das obras, as equipes estão removendo a capa da parte superior da laje principal do pavimento com rompedores manuais para que esta dê lugar a uma nova camada.

- Publicidade -

Reforço dos pilares e implantação de barreiras de concreto

O projeto prevê também o reforço dos quatro pilares existentes nos dois blocos de apoio para garantir a estabilidade da estrutura. Além disso, dois lances de barreiras de concreto tipo New Jersey (simples e dupla) serão implantados nas vias de acesso.

Liberação da passagem para veículos leves

Estas obras são muito esperadas pela população e com a conclusão dos trabalhos será liberada a passagem para veículos leves. A solução definitiva virá com a implantação de uma nova estrutura, cujo projeto já está sendo elaborado, de acordo com o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Instalação de semipórticos nas vias do entorno

De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Loris Almir Probst Filho, também serão instalados semipórticos nas vias do entorno para viabilizar a futura liberação dos veículos.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

- Publicidade -

Fonte: paranaportal.uol.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner