Percepção infantil

TB nova-gazeta-do-bairro

Esses dias estava conversando com minha consultora particular de Criatividade que é altamente remunerada, minha filha de 5 anos. Enquanto conversávamos sobre três ou até mesmo quatro assuntos ao mesmo tempo. Ela me despertava vários e vários insights, chegava a ser difícil acompanhar a baixinha.
Depois de um longo e divertido papo com ela pude ver com ainda mais clareza a percepção infantil que nós adultos deixamos de lado por ser coisa de criança. Cada vez que converso com ela tento ao máximo me colocar no lugar dela para tentar ver as coisas ao modo que ela está acostumada a ver e, quando consigo, o que não é sempre, é simplesmente incrível.
São coisas que para os adultos pode ser simples ou até mesmo ridículas, mas isso afeta totalmente nossa percepção como adulto, no meio de uma conversa sobre pintura e cores com ela do nada ela me diz: “Pai, sabia que 1 e 1 são onze e não 2 como todo mundo fala!”, e não parou por ai não, ela disse que queria ir em uma loja de brinquedos (até ai tudo bem), se a loja de brinquedos não fosse de comprar e sim de usar (nas palavras dela)…
A percepção está ligada diretamente na capacidade de encontrar uma solução para um problema, pessoas que têm uma percepção mais refinada tendem a chegar a está e outras soluções de forma mais rápida e menos sofrida. Mas você já parou para pensar que sua percepção é bloqueada à medida que você fica mais velho?
Na escola se você pintasse o céu de preto e as pessoas de amarelo, provavelmente seu professor não iria gostar da ideia, pois certamente esse mesmo professor deixou de utilizar a percepção infantil quando ainda era criança.
E o que a percepção tem a ver com criatividade? TUDO, pois é através dela que você poderá gerar novas combinações para chegar a várias soluções. Muitas vezes não percebemos o mundo a nossa volta e por isso não conseguimos perceber nada além do que estamos acostumados.
Quer ser mais criativo? Converse mais com crianças, seja uma criança, olhe o mundo a sua volta como adulto e como criança, isso certamente irá despertar combinações novas para velhos problemas!

Compartilhe este artigo
adbanner