Mortes por atropelamentos diminui 17% no Paraná

pedestre2-gazeta-do-bairro

Mesmo com uma redução de 17,05% em relação a 2015, 88 pessoas ainda morreram atropeladas entre janeiro e agosto deste ano. Estas informações estão baseadas no Sistema Digital de Dados Operacionais da Policia Militar do Paraná e Corpo de Bombeiros. A principal causa de morte é atravessar fora da faixa de pedestre segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

“Atravessar a rua na faixa de segurança é dever do pedestre. Quando essa norma não é cumprida o risco de acidentes aumenta”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Ignorar a faixa dobra a chance de não ser visto por condutores e motociclistas. Além disso, outros maus comportamentos também ajudam na distração do pedestre ao atravessar uma via, como por exemplo, o uso de fones de ouvidos e o uso do celular”

O número de feridos no Estado em 2015 totalizou 3.447 pedestres. Em 2016 no mesmo período, foram 3.110 feridos pelo mesmo motivo.
Olhando para os municípios temos Curitiba (18), Cascavel (11) e Londrina (8). Em termos de pedestres feridos, os valores e a ordem é a seguinte: Curitiba (871), Maringá (439) e Londrina (374).

- Publicidade -

Atravessar sem respeitar, ou seja fora da faixa para pedestre é uma infração de trânsito e sujeito a multa, mas não foi informada nenhuma multa por esta infração que a gente assiste a todo instante na ruas da cidade (isto, quando a gente mesmo não pratica a infração). O artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que é proibido ao pedestre desobedecer a sinalização de trânsito específica.

Compartilhe este artigo
adbanner