Mananciais da Serra abre ao público no fim de semana 15 e 16 de outubro

mananciais da serra-gazeta-do-bairro

A área de preservação ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara, estará aberta para visitação pública neste sábado e domingo (dias 15 e 16 de outubro). No local, é possível fazer caminhadas e trilhas a pé ou de bicicleta. Além das paisagens da Serra do Mar, o visitante pode observar as construções e equipamentos do primeiro sistema de abastecimento do Paraná.Foto: Divulgação Sanepar

A área de preservação ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara, estará aberta para visitação pública neste sábado e domingo (15 e 16). No local, é possível fazer caminhadas e trilhas a pé ou de bicicleta. Além das paisagens da Serra do Mar, o visitante pode observar as construções e equipamentos do primeiro sistema de abastecimento do Paraná.

Os Mananciais da Serra pertencem à biosfera da Mata Atlântica, e estão dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara, incluída em tombamento da Serra do Mar. Os passeios sugeridos têm duração mínima de uma hora. Entre eles, estão a Trilha do Salto (1 km), a Trilha da Chaminé (1,5 km), o Santuário São Francisco (percurso de 2 km) e a Estrada do Carvalho (2,5 km).

- Publicidade -

Na região, estão também os primeiros equipamentos e construções que fizeram parte do sistema que abasteceu Curitiba a partir de 1908, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) da Sanepar, utilizado para atividades de educação ambiental, e a Barragem do Rio Cayuguava. Conhecida como Piraquara I, a barragem foi inaugurada em 1979, sendo a primeira de grande acumulação de água para abastecimento público do Paraná.

As visitas públicas são promovidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

Programe-se – Além deste fim de semana, ainda para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro. É permitida a entrada entre 8h30 e 16h, com encerramento dos passeios às 17h30. É proibida a entrada de animais.

A organização recomenda roupas e calçados confortáveis, uso de repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). O visitante deve procurar manter-se hidratado e não deve deixar lixo no local. É proibido retirar ou recolher animais e plantas.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Compartilhe este artigo
adbanner