Cerca de 800 universitários de 22 estados participam do maior concurso de urbanismo do Brasil

Competição, que é uma parceria da revista PROJETOdesign com a Alphaville Urbanismo, teve aumento de mais de 60% no número de inscrições neste ano.
O Urban 21, maior concurso universitário de urbanismo do país, recebeu neste ano a inscrição de 140 equipes, divididas em 120 universidades de 22 estados do Brasil. Em relação ao ano passado, o número de equipes inscritas aumentou mais de 60%. Em 2016, são 793 universitários participando. O concurso é uma parceria entre a revista PROJETOdesign e a Alphaville Urbanismo e visa incentivar os estudantes a desenvolverem projetos sustentáveis para áreas urbanas reais com no mínimo 300 mil habitantes. Esses projetos devem abranger uma área entre 10 e 25 hectares.
O estado de São Paulo é o que mais possui equipes representantes (35), seguido por Minas Gerais (16), Rio Grande do Sul (14) e Santa Catarina (13). Em seguida, aparecem Paraná (8), Ceará (6), Pernambuco (5), Distrito Federal, Espírito Santo e Paraíba (4). Duas equipes representam os estados do Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Os estados representados por uma equipe são Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O primeiro lugar leva um prêmio de R$ 10 mil e participa de um workshop na sede da Alphaville Urbanismo. Já para o segundo lugar, o prêmio é de R$ 6 mil. Os professores orientadores das duas equipes vencedoras ganham um Ipad Mini.
Em 2015, os grandes campeões foram os estudantes do Centro Universitário Univates, de Lajeado (RS). Eles elaboraram um projeto para o Baixo 4º Distrito, uma região de 24 hectares em Porto Alegre. A proposta urbanística previa ruas com áreas verdes ampliadas e espaços onde se priorizava a circulação de pedestres.

Compartilhe este artigo
adbanner