Programa das universidades: Mais 1,5 mil idosos no Paraná

Cerca de 1,5 mil pessoas com mais de 55 anos participam das atividades oferecidas pela Universidade da Terceira Idade no Paraná, programa desenvolvido pelas universidades estaduais, que oferece a possibilidade de uma educação continuada, associada a atividades culturais e de lazer. O programa recebe recursos do Governo do Estado.
Na semana em que se comemora o Dia dos Avós (26 de julho), a mudança do perfil da população idosa no Paraná e no Brasil chama a atenção. No país, cerca de 12% da população tem acima de 60 anos. As universidades desenvolvem um trabalho criativo, para atender às necessidades de uma população que cresce e continua ativa proporcionando conhecimento e melhoria na qualidade de vida.
De acordo com a coordenadora da Unati na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Maria Regina da Silva Vargas, o programa possibilita mais qualidade de vida aos idosos. A primeira universidade estadual a adotar o programa foi a UEPG, de Ponta Grossa, em 1992. Cinco anos mais tarde, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também aderiu ao sistema Unati como projeto de extensão permanente, começando suas atividades no ano seguinte. A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).

Compartilhe este artigo
adbanner