Um contraceptivo masculino não hormonal, desenvolvido pela empresa Contraline, Inc., demonstrou resultados promissores em termos de segurança e eficácia, com testes que se estenderam por dois anos.
A empresa acredita que o produto, denominado ADAM™, estará disponível para a população até o final desta década.
O método funciona bloqueando temporariamente o trânsito de espermatozoides pelo ducto deferente, o canal que conecta os testículos à uretra.
O tratamento é realizado por meio de uma injeção de hidrogel, que leva apenas 30 minutos para ser administrado. O gel impede a movimentação dos espermatozoides, mas não interfere na ejaculação nem afeta a sensação sexual.
Ao final de sua eficácia, o gel se liquefaz sem causar danos ao corpo, e o fluxo de espermatozoides é restaurado, conforme os desenvolvedores.
“Nenhum outro método contraceptivo oferece uma solução temporária, não hormonal e de longa duração como o ADAM, que pode durar até dois anos”, afirmou Kevin Eisenfrats, CEO da Contraline, em entrevista à IFLScience.
Embora a vasectomia seja o método mais comum para interromper permanentemente o trânsito dos espermatozoides, ela não é garantida de ser reversível.
O ADAM, por sua vez, se apresenta como uma opção atraente por sua simplicidade e o fato de não exigir um compromisso diário, como no caso da pílula anticoncepcional feminina.
Uma vez administrado, o tratamento não necessita de atenção contínua, oferecendo contracepção por meses ou até anos.
Admilson Leme