Reportagem: Fernando Plantes
O Brasil voltou a frustrar seus torcedores. A seleção foi derrotada pelo Paraguai por 1 a 0 nesta terça-feira (10), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O único gol da partida foi marcado pelo meia Diego Gómez.
Com este resultado, o técnico Dorival Júnior perdeu a invencibilidade no comando da equipe. Sob sua liderança, incluindo amistosos, Copa América e Eliminatórias, a seleção disputou 10 jogos, acumulando quatro vitórias, cinco empates e agora sua primeira derrota.
Sem criatividade, o Brasil teve uma atuação apagada no primeiro tempo. A equipe de Dorival Júnior priorizou a posse de bola, mas criou poucas chances reais para ameaçar o goleiro Gatito Fernández. O Paraguai, impulsionado por sua torcida, apostou em jogadas rápidas pelos flancos.
Aos 18 minutos, Junior Alonso fez um cruzamento pela esquerda, que foi afastado de cabeça por Gabriel Magalhães. A bola, no entanto, sobrou para Diego Gómez, que driblou a marcação e finalizou com categoria, abrindo o placar. Ainda no primeiro tempo, o Brasil teve uma grande oportunidade para empatar. Após uma bela jogada de Vinicius Jr, Guilherme Arana chutou dentro da área, mas a defesa paraguaia conseguiu salvar a bola praticamente em cima da linha.
Na volta do intervalo, Dorival fez mudanças, colocando Luiz Henrique e João Pedro nos lugares de Bruno Guimarães e Endrick. O Brasil melhorou e aumentou a pressão no ataque. Rodrygo e João Pedro desperdiçaram boas chances, enquanto Vinicius Jr parou nas defesas de Gatito.
Gerson, Lucas Moura e Estêvão também entraram na partida, mas a seleção continuou com dificuldades para criar oportunidades claras. A torcida paraguaia, animada, passou a gritar ""olê"" a cada toque de bola de sua equipe, enquanto o Brasil, sem conseguir reagir, deixou o campo com mais uma decepção.
Com o resultado, o Brasil ocupa o quinto lugar na tabela, com 10 pontos. O Paraguai está logo atrás, na sétima posição, com nove pontos. Na próxima Data Fifa, em outubro, o Brasil enfrentará o Chile no dia 10 e o Peru no dia 15.
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - Série B 2024
8ª rodada – 10/9/2024
Paraguai 1 x 0 Brasil
Paraguai
Gatito Fernández; Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velázquez); Bobadilla, Diego Gómez (Sosa), Villasanti, Almirón (Cuenca) e Enciso (Rivieros); Isidro Pitta (Arce).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Vinicius Junior e Endrick (João Pedro).
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Gols: Diego Gómez, aos 18/1ºT.
Cartões amarelos: Junior Alonso, Bobadilla, Sosa (PAR); Paquetá, Vini Jr (BRA).
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai).
Assistentes: Nicolás Tarán e Andres Nievas (ambos do Uruguai).
VAR: Alberto Feres (Uruguai).
Humberto Schvabe