Você conhece o mestre Valmir?

capa2-gazeta-do-bairro

Vamos começar pelos tradicionais mosaicos de petit-pavé, arraigados na cultura de Curitiba que provavelmente você conheça. Agora, o que que um boa parte da população da região ainda não conhece é o mestre da arte de colocar estas peças em nossas calçadas.
Como cita a Gazeta do Povo em matéria especial, este “cidadão da cidade que pode ser eleito o maior defensor dos mosaicos”.
Pois estamos falando do calceteiro Valmir Jorge Gomes, muito conhecido por seu trabalho na cidade e pela sua paixão pelo ofício que exerce, ou seja a colocação destas peças com perfeição que merecem.
São 40 anos de dedicação no trato das pedras de petit-pavê, com seu velho martelo e muita paciência para distribuir e montar o que considera “o espelho da cidade”, colocados um a um em perfeita e delicada obra.
De sua experiência a certeza de ver com as mãos a face certa e o encaixe perfeito.
Sua dedicação à profissão, além dos elogios fez com que aprimorasse sua técnica reconhecida aqui e fora do país. “Um amigo da Itália convidou para fazer uma calçada de petit-pavé em Bordeaux, na França”.
Diante das dificuldades que envolvem cruzar o oceano em uma viagem internacional, acabou não indo, mas ainda mantém viva esta esperança: “ainda quero ir.”
Visando deixar seu legado, sonha em ensinar o ofício a outras pessoas de maneira acadêmica. Para isto já tem o aceite da Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa, a cidade berço desta arte. Enfrenta de novo o problema da distante viagem. Mesmo assim garante: “ainda não desisti de deixar este legado”.

Compartilhe este artigo
adbanner