Saúde mental dos colaboradores é prioridade para empresas.

Mais do que nunca, empresas precisam acompanhar a saúde mental dos colaboradores

A pandemia de covid-19 pegou a todos de surpresa, com escolas fechando, home office se tornando uma realidade e o comércio focando no e-commerce. A saúde mental durante esse período se tornou uma preocupação importante, especialmente no ambiente de trabalho. Infelizmente, apesar de ser relevante, muitas empresas não oferecem cuidados nesse sentido. No entanto, a pandemia pode ser decisiva para uma mudança efetiva e duradoura nesse aspecto.

As mudanças na rotina de trabalho foram drásticas e repentinas, com processos de trabalho remoto ainda não totalmente estruturados e muitos colaboradores com filhos em casa tendo dificuldades para se adaptar. Além disso, há a epidemia em si. Líderes e gestores precisam entender que é um momento de adaptação e que, em momentos de trauma, é preciso ir além da empatia e chegar à compaixão.

Existem preocupações com a produtividade e flexibilidade, com colaboradores multitarefas, com a individualização de casos e também com a vida além do trabalho. É importante que as empresas estabeleçam processos bem definidos e mostrem-se disponíveis para ouvir seus colaboradores. Flexibilizar prazos e oferecer feedback são importantes para entender as dores e limitações de cada um e tomar medidas de acordo.

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A humanização também é importante nesse contexto. As empresas devem criar um plano de ação para o trabalho remoto que englobe todos os colaboradores de forma isonômica, mas também dar margem à flexibilização em casos específicos. Canais de comunicação bem estabelecidos e transparência na relação com cada colaborador são importantes para garantir que os próprios funcionários entendam e se solidarizem com a situação de seus colegas.

Liderar à distância durante uma pandemia viral é um desafio novo para todos os gestores, mas não tomar medidas em prol do bem-estar físico e mental dos colaboradores não é uma opção. A ajuda já está surgindo de diferentes frentes, como o Raconteur, o British Safety Council e a Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso lembrar que oferecer suporte emocional, flexibilizar a rotina e incentivar a produtividade saudável da equipe é tão importante quanto fazer tudo isso por você mesmo.

A alteração na rotina, muita informação e o isolamento social podem desencadear estresse, ansiedade e depressão. É importante pensar sobre saúde mental durante o novo coronavírus e o papel decisivo dos líderes na manutenção do bem-estar dos colaboradores. É preciso garantir que todos estejam em suas melhores formas neste momento — para o bem da empresa e deles mesmos. Para saber mais sobre as principais preocupações, desafios e soluções apontadas por líderes de marketing durante a crise do novo coronavírus, leia o artigo no Gazeta do Bairro.

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