“Retorno às aulas no Paraná: Investimentos em educação e segurança marcam o segundo semestre de 2023”

Rede estadual de ensino retoma as aulas do segundo semestre






Aulas retornam na rede estadual do Paraná

Aulas retornam na rede estadual do Paraná

Começaram nesta segunda-feira as aulas de cerca de um milhão de estudantes nos 2 mil e 100 colégios da rede estadual do Paraná. Após 15 dias de férias, os alunos retornaram às atividades para o segundo semestre de 2023.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, esteve, no início desta manhã, no Colégio Estadual Cívico-Militar Elvira Cordeiro Ribas, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, onde mais de mil alunos foram recepcionados para o retorno às aulas, e ressalta que para o segundo semestre, o foco será intensificar os trabalhos na educação.

- Publicidade -

Investimento em equipamentos

Ele também fez um balanço do primeiro semestre. Somando um investimento de mais de 250 milhões de reais em equipamentos, o Governo do Estado entregou, por meio da Seed, Secretaria de Estado da Educação, cerca de 38 mil computadores, 18 mil 300 Chromebooks, 18 mil e 300 kits de peças eletrônicas e 50 mil tablets às escolas da rede estadual. Destinados ao uso em sala de aula, os dispositivos viabilizam o acesso às plataformas educacionais. Elas se destacam como um dos principais investimentos do Governo estadual na educação.

Ao disponibilizar recursos digitais para leitura, matemática e inglês, essas ferramentas tornam o aprendizado mais acessível e dinâmico. Ao todo, somente em 2023 mais de 15 milhões de reais já foram investidos nas plataformas de matemática, inglês, programação e leitura.

Segurança nas escolas

Por meio do trabalho conjunto com as forças de segurança pública, a Secretaria Estadual da Educação vem implementando uma série de ações em prol de um ambiente escolar ainda mais seguro. O primeiro semestre inaugurou o Curso de Capacitação em Segurança Escolar, destinado a professores e funcionários da rede. Além dos treinamentos, o Governo do Estado está investindo também em novos equipamentos de segurança para as escolas da rede estadual. E mais de 20 milhões de reais já foram pagos na compra de infraestrutura de segurança para as escolas, como câmeras de monitoramento, portões e alarmes.

Medidas de apoio e acolhimento em prol da saúde mental também fazem parte do plano de reforço em segurança. Mediante convênio com entidades de ensino superior do estado, o Governo vai disponibilizar 250 profissionais e bolsistas da área de Psicologia para atuarem no suporte a professores e estudantes em toda a rede, por meio da prevenção e identificação de potenciais riscos.

Educação de Jovens Adultos

E voltada aos jovens a partir de 15 anos e também adultos que não completaram o ensino regular, a EJA, Educação de Jovens Adultos passa, a partir deste semestre, a ofertar a modalidade Ead, para os alunos impossibilitados de comparecer às aulas presencialmente.

Expansão do ensino integral

Com expansão acelerada, o número de instituições que ofertam ensino integral para os ensinos fundamental e médio aumentou mais de 50% em toda a rede, em 2023. Além dos 194 Colégios Cívico-Militares já existentes na rede estadual, as outras 12 Escolas Cívico-Militares, integrantes do Modelo Federal, também passarão a funcionar sob o regimento estadual. O secretário Roni Miranda reforça que o Paraná é a maior oferta de Colégios Cívico-Militares do país.

- Publicidade -

Programa Ganhando o Mundo

Com 5 destinos de língua inglesa, o Programa Ganhando o Mundo chega à sua maior edição, em 2023, possibilitando que mil alunos da rede estadual vivam a realidade de outros países como estudantes internacionais, e 91 milhões de reais serão investidos ainda este ano. Já para o Ganhando o Mundo Professor, que também estreia em 2023, mais de 4 milhões de reais serão investidos.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

gazetadobairro.com.br


Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compartilhe este artigo
adbanner