Posicionamento preconceituoso afeta vendas de marcas.

Marcas vendem menos quando têm posicionamento preconceituoso

A importância da diversidade nas empresas

O sucesso de um empreendimento é determinado por um conjunto de fatores, mas um único aspecto é capaz de destruir esforços de longo prazo: o preconceito. Em uma era na qual diversidade e inclusão nas empresas são elementos-chave para a conquista de espaço e credibilidade no mercado, defender esses valores e efetivamente colocá-los em prática é uma medida crucial em todos os tipos de negócio.

Consumidores não querem se envolver com marcas preconceituosas

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A diversidade é um tema que vem ganhando bastante destaque no cenário mundial moderno. O posicionamento das empresas em relação à igualdade de gênero, raça, orientação sexual e classe social é decisivo para o seu sucesso ou fracasso. O perfil do consumidor moderno é marcado pela busca de um atendimento satisfatório, condições especiais, e, acima de tudo, o sentimento de pertencimento — de que aquela marca representa os valores em que ele acredita.

Empresas que se posicionam claramente em defesa da diversidade estão um passo à frente na disputa pela preferência do seu público-alvo. Contudo, é importante atentar-se a um detalhe: não basta investir em propagandas alinhadas aos preceitos da diversidade, se internamente a organização não vivencia tal realidade.

Falta de diversidade nas empresas atrapalha a inovação

A falta de diversidade nas empresas atrapalha não somente a sua imagem, como também o desenvolvimento de suas estratégias e operações. Manter uma equipe em que todos os membros apresentem características, experiências de vida e formação profissional semelhantes, fatalmente empobrece o espírito de inovação.

Mais do que investir em habilidades complementares, os gestores devem ter em mente que um time heterogêneo traz diferentes perspectivas de trabalho, estimula a criatividade e também aumenta as chances de gerar identificação com um público mais amplo.

Inclusão também deve mirar as lideranças

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Embora muitas organizações já estejam avançando na formação de um quadro de funcionários mais plural, a presença de mulheres, negros, pessoas com deficiência, com idade mais avançada e LGBTQIA+, ainda esbarram na dificuldade de ocupar posições de liderança.

O combate a todo tipo de preconceito e uma postura mais humanizada consiste em uma das estratégias mais inteligentes a ser implementadas na cultura de uma empresa. Por isso, o quanto antes for inserido no dia a dia de trabalho, mais fácil será a sobrevivência do negócio.

Conclusão

A diversidade é fundamental para o sucesso de uma empresa. Além de ser um valor importante para a sociedade, a inclusão de diferentes perfis de funcionários traz inúmeros benefícios para a organização, como a estimulação da criatividade, a identificação com um público mais amplo e o desenvolvimento de novas estratégias e operações.

Investir em diversidade não é apenas uma questão de marketing, mas sim uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos na empresa. É preciso implementar ações que proporcionem a inclusão das minorias e treinar os colaboradores para que prestem um atendimento adequado, respeitando as peculiaridades de cada cliente.

O processo não é simples, mas é fundamental para a sobrevivência do negócio e para criar autoridade e potencializar os seus resultados. E lembre-se: os consumidores cada vez mais levam em conta tais elementos na hora de decidir com qual empresa se relacionar.

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