Posicionamento preconceituoso afeta vendas de marcas.

Marcas vendem menos quando têm posicionamento preconceituoso

A importância da diversidade nas empresas

O sucesso de um empreendimento é determinado por um conjunto de fatores, mas um único aspecto é capaz de destruir esforços de longo prazo: o preconceito. Em uma era na qual diversidade e inclusão nas empresas são elementos-chave para a conquista de espaço e credibilidade no mercado, defender esses valores e efetivamente colocá-los em prática é uma medida crucial em todos os tipos de negócio.

Consumidores não querem se envolver com marcas preconceituosas

A diversidade é um tema que vem ganhando bastante destaque no cenário mundial moderno. O posicionamento das empresas em relação à igualdade de gênero, raça, orientação sexual e classe social é decisivo para o seu sucesso ou fracasso. O perfil do consumidor moderno é marcado pela busca de um atendimento satisfatório, condições especiais, e, acima de tudo, o sentimento de pertencimento — de que aquela marca representa os valores em que ele acredita.

Empresas que se posicionam claramente em defesa da diversidade estão um passo à frente na disputa pela preferência do seu público-alvo. Contudo, é importante atentar-se a um detalhe: não basta investir em propagandas alinhadas aos preceitos da diversidade, se internamente a organização não vivencia tal realidade.

Falta de diversidade nas empresas atrapalha a inovação

A falta de diversidade nas empresas atrapalha não somente a sua imagem, como também o desenvolvimento de suas estratégias e operações. Manter uma equipe em que todos os membros apresentem características, experiências de vida e formação profissional semelhantes, fatalmente empobrece o espírito de inovação.

Mais do que investir em habilidades complementares, os gestores devem ter em mente que um time heterogêneo traz diferentes perspectivas de trabalho, estimula a criatividade e também aumenta as chances de gerar identificação com um público mais amplo.

Inclusão também deve mirar as lideranças

Embora muitas organizações já estejam avançando na formação de um quadro de funcionários mais plural, a presença de mulheres, negros, pessoas com deficiência, com idade mais avançada e LGBTQIA+, ainda esbarram na dificuldade de ocupar posições de liderança.

O combate a todo tipo de preconceito e uma postura mais humanizada consiste em uma das estratégias mais inteligentes a ser implementadas na cultura de uma empresa. Por isso, o quanto antes for inserido no dia a dia de trabalho, mais fácil será a sobrevivência do negócio.

Conclusão

A diversidade é fundamental para o sucesso de uma empresa. Além de ser um valor importante para a sociedade, a inclusão de diferentes perfis de funcionários traz inúmeros benefícios para a organização, como a estimulação da criatividade, a identificação com um público mais amplo e o desenvolvimento de novas estratégias e operações.

Investir em diversidade não é apenas uma questão de marketing, mas sim uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos na empresa. É preciso implementar ações que proporcionem a inclusão das minorias e treinar os colaboradores para que prestem um atendimento adequado, respeitando as peculiaridades de cada cliente.

O processo não é simples, mas é fundamental para a sobrevivência do negócio e para criar autoridade e potencializar os seus resultados. E lembre-se: os consumidores cada vez mais levam em conta tais elementos na hora de decidir com qual empresa se relacionar.

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