Mutirão de castração gratuita de cães e gatos chega à Regional Bairro Novo em Curitiba

Prefeitura de Curitiba abre agendamentos para castração de cães e gatos na Regional Bairro Novo

Mutirão de castração gratuita de cães e gatos em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba realizará um mutirão de castração gratuita de cães e gatos na Regional Bairro Novo no mês de agosto. A Rede de Proteção Animal abrirá os agendamentos para as cirurgias gratuitas a partir das 12 horas de segunda-feira (31/7). Serão disponibilizadas 2.500 vagas.

Os moradores dos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará poderão fazer os agendamentos. As castrações serão realizadas na unidade móvel entre os dias 21 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681, bairro Sítio Cercado).

Quem pode participar do mutirão?

O mutirão é aberto para cães e gatos de ONGs, protetores independentes e tutores dos bairros elegíveis, desde que os animais tenham entre 5 meses e 8 anos de idade.

- Publicidade -

Para participar, é necessário estar com o cadastro em dia junto à Rede de Proteção Animal e atender aos requisitos de participação.

A importância da castração para a saúde dos pets e tutores

A médica veterinária Ana Paula Mafra Poleto, da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca a castração como um fator de proteção tanto para os pets quanto para os tutores e pessoas em geral.

Segundo Ana Paula, gatos machos não castrados estão mais propensos a contrair doenças devido a brigas com outros gatos. Eles brigam por território e por fêmeas, expondo-se a doenças sérias e até zoonoses.

Um exemplo citado pela veterinária é a esporotricose, uma doença fúngica transmitida do gato infectado para outros gatos e até para as pessoas, principalmente por arranhões e mordidas.

No ano passado, em Curitiba, 71,2% dos gatos diagnosticados com esporotricose eram machos, sendo que 44,5% deles não estavam castrados. Por isso, a castração desses animais é muito importante, juntamente com outras ações voltadas para a guarda responsável, destaca Vivien Morikawa, gerente técnica do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Procuração eletrônica

Para cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite que seja indicado um acompanhante para o animal no dia da cirurgia, caso o responsável não possa comparecer.

- Publicidade -

Além disso, todos os animais atendidos pelo programa recebem um microchip eletrônico de identificação, com um código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.

Os animais sob os cuidados de protetores têm seus dados vinculados ao que levam para a castração até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.

Programa municipal de castração gratuita

A Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove, desde 2017, diversas atividades, incluindo ações de castração de animais, como política pública para promover a saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Ao longo desse período, mais de 100,5 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: xvcuritiba.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner