Inovação aberta une startups e empresas.

Inovação aberta é uma maneira de aproximar startups das grandes empresas

A busca por novos conhecimentos e a constante inovação exigida pelo mercado são desafios enfrentados por empresas, proprietários e colaboradores. Desenvolver métodos de trabalho que aproximem diferentes mundos e estimulem a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento de soluções no mercado é essencial. É nesse contexto que surge a inovação aberta, um método proposto por Henry Chesbrough que acelera o processo criativo dentro das empresas.

Os processos de inovação andam de mãos dadas com a transformação digital e trazem benefícios como inovação acelerada, eficiência maior nos projetos de inovação, estímulo à inovação em grandes empresas e melhorias nos produtos que já estão no mercado. No entanto, empresas que estão buscando a inovação aberta podem ter de passar por mudanças de mindset. É preciso abrir a mente e entender que podem ser usados mais de um grupo de pessoas competentes para desenvolver ou aprimorar os produtos e serviços prestados por uma empresa.

A inovação aberta é um método de trabalho que gera resultados significativos tanto para quem já está estabelecido há algum tempo no mercado como para novos negócios. Por isso, podem ser montados programas de aceleração ao crescimento que unam startups às grandes empresas. Firmar boas parcerias exige que as empresas parceiras tenham os mesmos objetivos estratégicos e a atuação delas no mercado seja complementar.

- Publicidade -

Algumas empresas já trabalham com a inovação aberta e obtiveram resultados significativos. A Lego, por exemplo, criou uma plataforma na qual os consumidores podem sugerir ideias de produtos que gostariam de ver a empresa produzindo. A partir disso, um dos usuários criou um projeto de casa na árvore que já está disponível na loja oficial da Lego. Outras empresas como Itaú, Porto Seguro, Microsoft e Apple também adotaram a inovação aberta em seus processos.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação aberta se mostra como uma estratégia importante para empresas que buscam se destacar. É preciso estar aberto a novas oportunidades e parcerias, buscando sempre aprimorar os produtos e serviços oferecidos. Assim, é possível garantir melhores resultados e se manter relevante no mercado.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner