“Implantação de galeria subterrânea melhora escoamento das águas das chuvas na CIC, em Curitiba”

Implantação de galeria subterrânea amplia capacidade de escoamento da água da chuva

Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem trabalham na implantação de galeria celular subterrânea em Curitiba

As equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão trabalhando na implantação de uma galeria celular subterrânea na cidade de Curitiba. A obra está sendo realizada na Rua Padre Estanislau Piasecki, esquina com a Júlio Wos e Engenheiro João Visinoni, na CIC.

O objetivo desse trabalho é melhorar o escoamento das águas das chuvas na região do Ribeirão dos Muller. A galeria é formada por peças pré-moldadas de concreto armado, com 22 metros de extensão e blocos de 3,5 m de largura e 1,5 m de altura.

Substituição de tubulação antiga

A nova galeria irá substituir uma antiga tubulação de travessia de 1,5 m de diâmetro que já está subdimensionada. Além disso, a antiga estrutura comprometia o escoamento das águas no trecho, devido a problemas de deficiência da microdrenagem.

- Publicidade -

Após a conclusão da obra, quando chover, a água que escorre pelas ruas e superfícies impermeáveis será coletada pelas bocas de lobo e direcionada para a nova galeria. Dentro da estrutura, a água terá uma vazão muito maior do que a atual, devido aos tubos de menor proporção já subdimensionados.

Obra de macrodrenagem

A implantação da galeria faz parte do programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pela Smop, que tem como objetivo tornar a cidade mais resiliente às chuvas fortes. Essa obra é considerada uma obra de macrodrenagem, que visa aumentar a capacidade de extravasamento de rios e córregos.

A galeria começou a ser implantada em julho e tem previsão de término até setembro. Essa obra é preventiva, com o intuito de minimizar os impactos das chuvas de grande intensidade em uma área que é sensível a alagamentos.

Ribeirão dos Müller

O Ribeirão dos Müller é um afluente do Rio Barigui, com nascente e foz na região da CIC. Ele atravessa uma densa área populacional, composta por residências e comércios, além de passar pelo campus da Universidade Positivo.

Os moradores do entorno se mobilizaram para solicitar os serviços à Prefeitura, devido aos prejuízos causados por enchentes. A nova galeria trará mais segurança e tranquilidade para essas pessoas, evitando inundações e enchentes.

Investimento em infraestrutura

A Prefeitura de Curitiba investe na construção e manutenção das estruturas necessárias para minimizar o impacto das chuvas na cidade. O programa Curitiba Contra Cheias já concluiu 24 grandes obras de macrodrenagem e outras cinco estão em andamento.

- Publicidade -

Além disso, são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Essas intervenções ajudam a diminuir a erosão, o assoreamento e as inundações.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: cgn.inf.br

Compartilhe este artigo
adbanner