“Horário estendido de vacinação em Curitiba: Oportunidade para colocar a carteira de vacinação em dia!”

Na próxima semana, 12 unidades de saúde estendem horário de vacinaçãoNa próxima semana, 12 unidades de saúde estendem horário de vacinação






Horário estendido de vacinação em Curitiba – Secretaria Municipal da Saúde

Horário estendido de vacinação em Curitiba

De segunda (24/7) a sexta-feira (28/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até as 20h30 o horário de vacinação em 12 unidades de saúde em todos os distritos sanitários do município.

Unidades de saúde com horário estendido

  • Parigot de Souza – Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
  • Bairro Novo – Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
  • Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
  • Vila Diana – Rua René Descartes, 537 Abranches
  • Vila Hauer – Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer
  • Iracema – Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia
  • Oswaldo Cruz – Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial
  • Mãe Curitibana – Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
  • Santa Amélia – Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha
  • Vila Machado – Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 – Pinheirinho
  • Santa Felicidade – Via Veneto, 10 – Santa Felicidade
  • Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 – Tatuquara

O objetivo é oportunizar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a sua situação vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina (veja mais detalhes a seguir).

- Publicidade -

Vacinas de rotina

Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Vacina BCG

Nas 12 unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h30, a aplicação da BCG será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (24/7) nas unidades Bairro Alto e Oswaldo Cruz; terça-feira (25/7) na unidade Santa Felicidade e Parigot de Souza; quarta-feira (26/7) nas unidades Vila Machado, Vila Diana e Monteiro Lobato; quinta-feira (27/7) nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo; e sexta-feira (28/7) nas unidades de saúde Santa Amélia e Iracema.

Vacina contra a gripe

A SMS recomenda que todos os curitibanos, que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano, aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.

Historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde durante o inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba, em 29 de março, até o dia 14 de julho, foram aplicadas 290.317 doses no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, o que equivale a 41,6% do público total convocado, que é de 698.578 pessoas.

Com a baixa adesão à campanha de vacinação contra a Influenza, a vacina foi liberada gradualmente desde 23/5 para todos os públicos acima de 6 meses de idade. No total, Curitiba aplicou até o dia 14 de julho 489.500 doses da vacina contra a gripe na campanha 2023. A vacina segue disponível, nos pontos de vacinação, para todos com 6 meses de idade ou mais.

- Publicidade -

Vacina contra a covid-19

A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos convocados.

Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Maiores de 5 anos devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, o reforço a ser aplicado deve ser com a vacina bivalente. Para alguns grupos vulneráveis, como acamados, imunossuprimidos, pessoas com deficiência permanente e indígenas, o reforço com bivalente é aplicado com 12 anos ou mais.

De 27/02/2023 até dia 18/07/2023, Curitiba aplicou um total de 386.598 doses de vacina covid-19 bivalente. Cobertura de cerca de 25,63% do público total já convocado, que é de 1.510.608 pessoas.

Balanço

Em 2022, a SMS realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.

Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.

Em 2023, na primeira edição de Dia D e horário estendido, realizados em abril, a SMS aplicou 15,1 mil doses de vacina. A ação que será realizada na próxima semana é a segunda rodada de horário estendido em 2023.

Além dos horários especiais de vacinação na próxima semana, a SMS permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento em 102 unidades de saúde (veja mais detalhes no site Imuniza Já Curitiba). Destas, 101 oferecem vacina para crianças (Ouvidor Pardinho vacina apenas pessoas com 12 anos ou mais).

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.


Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: ipmc.curitiba.pr.gov.br

Compartilhe este artigo
adbanner