Equilíbrio gerado pelo investimento em bem-estar digital

Bem-estar digital traz balanço entre vida e tecnologia

O equilíbrio é fundamental em diversas áreas da vida, desde a saúde até a economia e tecnologia. Com o avanço da tecnologia, surge um novo problema: o mal-estar tecnológico. Isso pode afastar usuários e clientes de sua marca ou empresa, por isso, é essencial buscar o bem-estar digital.

O conceito de bem-estar digital é a relação entre a atividade online e a percepção de seus efeitos em cada pessoa. O balanço entre a vida e a tecnologia é avaliado subjetivamente, de acordo com os contextos e condições de uso. Mas como alcançar o equilíbrio entre vida e tecnologia?

De acordo com o último estudo do Google, que pesquisou nove mil pessoas em seis países da Europa entre 16 e 74 anos em 2019, as atividades mais danosas são: checar notificações, navegar passivamente nas mídias sociais, buscar conteúdo antes de dormir, usar mecanismos de busca, enviar mensagens, comunicar-se por e-mail ou calls, navegar, usar mídias sociais, usar dispositivos enquanto conversa e assistir a vídeos.

- Publicidade -

As principais medidas tomadas pelos usuários para alcançar o equilíbrio foram: deletar aplicativos, alterar as notificações e reduzir o tempo de uso do smartphone. As marcas, por sua vez, precisam garantir três pontos básicos para evitar que seus aplicativos acabem desinstalados: utilidade, controle e equilíbrio.

Para garantir a sanidade mental dos usuários, é importante controlar o tempo gasto com todo tipo de tecnologia, seja na web ou nos smartphones. As estratégias tentam estabelecer limites para o uso e, assim, garantir espaço para que o descanso e o lazer existam.

Os gestores precisam ter em mente que seres humanos precisam sempre cuidar do estilo de vida. Manter uma rotina organizada, com horários, pausas, alimentação balanceada, tempo suficiente de sono e descanso são a grande base. O avanço da tecnologia e das fontes de distração cria enormes pressões sobre todos.

Para garantir o bem-estar digital dentro de sua empresa e o sucesso nos negócios, é essencial integrar o uso de tecnologias com a realidade humana. É necessário criar usos e processos que levem em conta a complexidade dos seres humanos e garantam o bem-estar digital.

Em resumo, buscar o equilíbrio entre vida e tecnologia é essencial para o bem-estar digital. Controlar o tempo gasto com a tecnologia, estabelecer limites e processos que garantam a experiência dos funcionários são fundamentais para o sucesso nos negócios. A chave para garantir o bem-estar digital é integrar o uso de tecnologias com a realidade humana.

Não se esqueça de ler nosso conteúdo sobre singletasking, escrito pela nossa colunista Angelica Mari, para continuar na discussão sobre o tema.

- Publicidade -

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner