“Curitiba celebra o Dia Nacional do Empreendedor com suporte e incentivo aos negócios locais”

Espaços Empreendedor de Curitiba fazem quase mil atendimentos diários aos 210 mil MEIs da cidade | CGN

Dia Nacional do Empreendedor: Curitiba apoia empreendedores com o programa Curitiba Empreendedora

Nesta quinta-feira (5/10), celebra-se o Dia Nacional do Empreendedor. Em Curitiba, diariamente a Prefeitura e o Vale do Pinhão dão suporte a quem quer ter seu negócio ou já tem seu empreendimento.

Programa Curitiba Empreendedora

Entre os programas de incentivo da Prefeitura, o Curitiba Empreendedora conta com 9 Espaços Empreendedor, que são a porta de entrada aos 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados na cidade e a quem quer se formalizar. Eles prestam quase mil atendimentos por dia, média já superior que a de 2022, quando eram 614 diários.

- Publicidade -

“Curitiba é uma das melhores cidades para empreender do Brasil e temos nos dedicado, com auxílio de importantes parceiros, para que os espaços empreendedor tornem o ambiente ainda mais favorável ao empreendedorismo ao oferecer, gratuitamente, orientação, serviços, capacitações e acesso ao crédito”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Atendimentos diários

Os nove Espaços Empreendedor realizaram 188,3 mil atendimentos entre janeiro e setembro deste ano, com uma média de 991 atendimentos por dia útil. Em 2022, de janeiro a dezembro, foram feitos 115,4 mil atendimentos, uma média de 614 por dia útil.

Serviços oferecidos

Os Espaços Empreendedor ficam nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara na a Administração Regional CIC, e entre os serviços prestados estão:

  • Abertura e baixa de novos MEIs;
  • Auxílio na declaração do imposto de renda do MEI;
  • Balcão de Negócios, de análise e acesso ao crédito, via Fundo de Aval;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão dos boletos de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Parcelamento dos valores em atraso da DAS;
  • Alteração da CNPJ.

Mais MEIs e mais Espaços

- Publicidade -

A média de atendimentos presenciais de janeiro a setembro de 2023 já ultrapassou a do ano anterior. Nos primeiros nove meses deste ano, os espaços empreendedor receberam em média 248 pessoas por dia útil, em comparação com as 197 pessoas atendidas por dia útil em 2022.

Entre as ações da Prefeitura que contribuem para possibilitar o acesso facilitado aos microempreendedores, a gestão do prefeito Rafael Greca ampliou o número de espaços empreendedor em Curitiba.

Quando assumiu a Prefeitura em 2017, a capital paranaense tinha sete Espaços e somava 74,9 mil MEIs. Hoje, são nove Espaços e 210 mil MEIs formalizados na cidade.

Os dois espaços empreendedor mais recentes são os do Bairro Novo e Tatuquara. Juntos, somam 36,4 mil atendimentos realizados em 2023, o que corresponde a 1 em cada cinco realizados em Curitiba.

O Espaço Empreendedor do Tatuquara foi inaugurado por Greca em outubro de 2017; o do Bairro Novo foi reaberto em 2019, depois de ser desativado em 2016, na gestão anterior.

Excelência em atendimento

Os Espaços Empreendedor de Curitiba também se destacam pela excelência dos serviços prestados. Avaliados anualmente pelo Sebrae-PR, têm o Selo Ouro de Excelência em Atendimento.

Na avaliação nacional das 1,3 mil salas de apoio ao empreendedor em todo o Brasil, Curitiba também se destaca: o Espaço Empreendedor Pinheirinho foi eleito um dos nove do Brasil com avaliação máxima, o Selo Diamante.

O serviço é aprovado por quem o utiliza. Voz conhecida dos curitibanos no comando do programa Love Songs (da rádio Caiobá FM), o locutor, comunicador e mestre de cerimônias Rosalmo Vargas, 62 anos, conta que sua empresa, a Studio Vargas, é um MEI formalizado desde 2015 e que tem no Espaço Empreendedor Boa Vista um ponto de apoio para solucionar dúvidas de gestão do negócio.

“Esses dias, tirei dúvidas sobre a emissão da nota fiscal, que passou a ser feita diretamente pela plataforma do governo federal. Foi muito bom ter o MEI porque, com a CNPJ, posso ser contratado por outras empresas”, diz Vargas.

Como acessar

Os 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados e micro empreendedores que ainda não estão formalizados buscar apoio nos espaços empreendedor na Rua da Cidadania mais próxima: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC (administração regional), Fazendinha, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio, via internet, pelo site da Agenda Online.

Os Espaços Empreendedor fazem parte do programa Curitiba Empreendedora da Prefeitura e do Vale do Pinhão, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: cgn.inf.br

Compartilhe este artigo
adbanner