Crise econômica faz supermercadistas buscarem alternativas para reduzir despesas

Crise economica faz supermercadistas buscarem alternativas para reduzir despesas gazeta do bairro-gazeta-do-bairro

Em meio a um cenário econômico difícil, em que a energia elétrica representa a 2ª maior despesa dentro de um supermercado, o I Encontro dos Empresários Supermercadistas do Paraná, realizado pela Apras (Associação Paranaense de Supermercados) reuniu supermercadistas de todo o Paraná para discutir e ouvir especialistas sobre as alternativas para reduzir os custos dentro de uma loja. Uma das opções, que seria colocar portas nos balcões refrigerados, proporciona uma redução de 70% no consumo de energia elétrica. Já com a troca das lâmpadas incandescentes pelas LED, é possível economizar mais de 50%.
Outra questão levantada e exemplificada pelo Condor Super Center foi a compra de energia no mercado livre. Com isso, a rede alcançou uma economia de mais de 40% no valor de suas contas de luz. O diretor do Condor, Aliceu Brambila, destaca que é preciso tomar cuidado com esta alternativa, já que ela deve ser bem pensada e ter o respaldo de um profissional que entenda o assunto. “O mercado livre pode trazer excelentes resultados, mas ele é arriscado, assim como os investimentos na Bolsa de Valores. Por isso, é preciso pensar bem e analisar cada caso antes”, sugere.
Além da energia elétrica, os supermercadistas também abordaram o tema “Gestão de Cartões”. Hoje, 76% das pessoas têm algum tipo de cartão e 60% das vendas de um supermercado é feita por um cartão de crédito ou débito. Hoje, a taxa dos cartões varia entre 1% a 2%. No Chile, a taxa é 0,55% e nos EUA é de U$0,35. Neste cenário, se tornou imprescindível manter um contato direto com as adquirentes de cartão para negociar taxas. “Qualquer 0,10% de redução representa muito para um supermercado em relação a nossa margem”, afirmou o diretor da Apras, Adaílton Santos.
Esta busca por alternativas que reduzam as despesas dos supermercados é fruto do momento econômico difícil que o Brasil está passando. “Em momentos como este, temos que olhar para dentro das nossas empresas e verificar o que podemos fazer para reduzir as nossas despesas. Também é em situações como esta que vemos a importância de um setor unido, que trabalha de mãos dadas para sanar as dificuldades que não é de um só, mas de todos os empresários”, disse o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta.

Compartilhe este artigo
adbanner