Aprendizado de máquinas na escrita de textos

Inteligência artificial em texto

A inteligência artificial em texto: uma realidade cada vez mais próxima

A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano, desde assistentes pessoais até soluções de BI nas empresas e interações ricas no campo do entretenimento. Porém, algumas aplicações dessa tecnologia ainda parecem ficção científica, como é o caso da inteligência artificial em texto. Será que essa possibilidade está próxima? Como um software capaz de um processo tão sofisticado da mente humana pode impactar o mercado e o mundo? Antes de olhar para o futuro, é preciso analisar o presente.

O que significa ter uma IA capaz de escrever textos? Em que ponto dessa evolução tecnológica estamos? Existem muitas pesquisas e tentativas com resultados variados relacionados a softwares capazes de escrever textos. Um desses casos é representado pelos esforços da OpenAI, empresa sem fins lucrativos financiada por Elon Musk, para estudos com esse tipo de tecnologia.

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Analisando o processo de escrita de um texto, é possível perceber que a forma como escrevemos se assemelha muito aos avanços de machine learning dentro do conceito de inteligência artificial: análise de dados, interpretação e recondicionamento de ideias. Mesmo que a linguagem apresente mais desafios subjetivos do que equações matemáticas, por exemplo, essa realidade está cada vez mais próxima.

Empresas podem se beneficiar da inteligência artificial em texto? A resposta é sim. O futuro ideal do machine learning nesse contexto é passar de uma tecnologia apenas reativa para ter sua própria iniciativa. Assim, as IA’s poderão se tornar grandes aliadas no planejamento e execução de campanhas de marketing. Elas conseguirão não só replicar como elaborar suas próprias abordagens em forma de conteúdo para um público específico, utilizando um volume gigantesco de dados para traçar perfis, nichos e oportunidades. E não se trata apenas de conteúdo escrito. Afinal, a elaboração de textos é o ponto de partida para todo tipo de peça em mídia e marketing: vídeos, jogos, música etc.

Quais os riscos dessa tecnologia? O maior risco da tecnologia é que ela sirva de amparo para a produção de campanhas, sem que haja uma preocupação com o fator humano da comunicação. Um cenário descontrolado do uso desse tipo de software teria peças e conteúdos muito padronizados, que nivelasse marcas em uma busca por números e algoritmos, tirando a identidade que traria um diferencial no mercado para a empresa. Muitos gestores e diretores procurando caminhos curtos para a exposição de suas marcas deixarão de lado a inteligência emocional de seus profissionais para apostar na inteligência matemática das IAs. O mais importante agora é se preparar e investir nas pessoas para não cair nessa armadilha quando ela estiver se disseminando no mercado.

Máquinas chegarão a escrever para grandes veículos de mídia? Conforme ressaltado, é quase que inevitável um futuro em que até grandes veículos utilizem esse tipo de tecnologia para produção de conteúdo, principalmente aqueles que focam no volume de informação em vez da personalidade. Isso vai acontecer no jornalismo, no marketing e até no mercado editorial de ficção e não-ficção. Mas esse volume provavelmente não será traduzido em identidade e diferenciais.

A inteligência artificial em texto é, sim, uma realidade e será cada vez mais popular no mercado. Mas é importante enxergá-la como um suporte, não a solução completa. É necessário manter a humanidade na comunicação para que as marcas se diferenciem e se conectem com seus públicos de forma efetiva.

Fonte: gazetadobairro.com.br

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