Período exige atenção no uso de ar-condicionado, ventiladores, refrigeradores e outros equipamentos. Eles precisam ser utilizados da forma correta.
Com a chegada do verão o aumento no consumo de energia é quase natural. Mas cuidado que diante da realidade de hoje, sua conta pode extrapolar seu bolso.
Começando com o queridinho do ar condicionado: o erro mais comum está na preparação do ambiente. Deve ser fechado da forma adequada permitindo a entrada de ar quente.
É preciso também fazer o dimensionamento correto, em geral 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente. também tem a maneira e o gosto de casa pessoas.
A recomendação maior é que tanto o ar-condicionado quanto para o ventilador devem ficar ligados apenas enquanto estiverem em uso. De madrugada é possível programar alguns aparelhos para se desligarem automaticamente.
Outra dica importante é regular a temperatura de forma correta. Não é necessário ligar em temperaturas baixas demais, pois entre 21 e 24 graus o ambiente já ganha conforto térmico e mantém o consumo estável.
Em dias muito quentes, o melhor é ligar o ar-condicionado cinco minutos antes do uso e manter cortinas e persianas fechadas, para rebater a luz do sol e evitar aquecimento excessivo do ambiente.
Quando possível desligar programar o desligamento do aparelho de 30 a 40 minutos antes de sair.
Temos também os refrigeradores e chuveiros elétricos:
- Não deixe a geladeira próxima de fontes de calor (como janelas e portas);
- Só abrir a geladeira o tempo necessário;
- Evitar colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
- Trocar a posição do chuveiro de inverno para verão;
- Tomar banhos rápidos.
Humberto Schvabe