Há muito tempo as redes sociais deixaram de ser uma opção para ações empresariais e se tornaram uma necessidade. Não importa o segmento de atuação da sua marca, seu público-alvo está marcando presença nas mídias digitais.
Mas é preciso ir além de apenas criar uma página e esperar o contato dos seus clientes em potencial. Você precisa definir um posicionamento e principalmente escolher as principais estratégias de marketing digital para aplicar nas redes sociais da sua empresa. Esse planejamento inicial é essencial para orientar suas ações digitais, para que a presença da sua marca na internet se torne um verdadeiro sucesso. E claro, tenha uma alta taxa de resposta por parte do seu público.
Criar a sua estratégia de comunicação nas redes sociais envolve uma série de considerações. Você precisa decidir o que vai ser promovido e quais são as prioridades da sua marca. Alguns exemplos de objetivos seriam: aumentar o tráfego do seu site, alcançar novas pessoas nas redes sociais, aumentar suas vendas ou mesmo aumentar o engajamento com suas publicações.
E o primeiro passo para uma estratégia efetiva de marketing digital é conhecer a sua audiência. Desenvolva uma persona: um personagem fictício, com traços físicos e mentais do seu cliente ideal. A persona vai ser a base para criação de todo o seu conteúdo, por isso tire um tempo para pesquisar e analisar traços de clientes reais para a sua persona. Crie mais de um perfil. Onde sua persona trabalha? Por que ele procura o seu produto ou serviço? Quais são suas dores?
A partir daí você pode começar a desenvolver o seu planejamento estratégico para suas redes sociais.
Planejamento e objetivos
Com a sua persona bem definida, você pode agora definir os objetivos da sua estratégia. Escolha em quais canais a sua empresa precisa estar. Existem diversas redes sociais, mas será que é necessário estar em todas elas? Quais são as redes sociais preferidas da sua persona? Quais vão fazer valer o investimento e mostrar um bom retorno para cada ação?
Além disso, cada rede social possui características, ferramentas e até mesmo uma comunicação própria. E ainda, suas ações em cada uma das mídias devem estar bem alinhadas com seus objetivos.
Se você quer aumentar o reconhecimento da sua marca, é preciso investir em conteúdo de qualidade, demonstrando que a sua empresa é especialista na sua área de atuação. Para aumentar o acesso no site, as suas postagens devem ser atrativas, direcionando o usuário para navegar na página da sua empresa.
Desenvolvimento de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma parte muito importante da estratégia de mídias digitais. O foco é ir além dos anúncios e da venda direta, buscando criar um relacionamento entre a marca e seus clientes. É preciso apostar em temas relevantes, que possam agregar valor para o público.
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