Fonte:Max Pixel
Há mais de três décadas Curitiba é destaque na imprensa do mundo todo como uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Consciência ambiental, trânsito bem planejado, boa oferta de empregos e opções de entretenimento estão entre os motivos que sempre colocaram a capital paranaense no topo do ranking. Já foi eleita até mesmo a cidade mais inteligente e conectada do Brasil.
Essa história começou com uma campanha publicitária, na década de 80, em que a cidade se intitulava como “verde”. E ela é realmente, até hoje. Curitiba está em5º lugar no ranking das cidades com mais área verdedo mundo. São 16 parques, 14 bosques, mais de 1.000 espaços verdes urbanos e mais de 1,5 milhões de árvores plantadas em vias e estradas — que resultam no total de 50 metros quadrados de espaço verde por habitante. Além disso, 90% da população participa do programa de reciclagem e 70% do lixo da cidade é reciclado.
Uma inspiração para cidades como Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, que conta com apenas metade donúmero de árvores considerado adequado pela Organização Mundial de Saúdee vem realizando mutirões de plantio para mudar essa realidade.
Curitiba também é exemplo quando se trata de desenvolvimento sustentável. Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Santa Fé e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, colocou a cidade paranaense notopo do ranking de sustentabilidade das regiões metropolitanas brasileiras. A análise, que considerou 38 regiões metropolitanas no Brasil e mais 207 cidades da África do Sul, levou em conta o acesso da população à infraestrutura urbana, como habitação, água, saneamento básico e eletricidade, itens que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Sistema de trânsito modelo no mundo
Outra questão em que Curitiba é modelo de inovação e desenvolvimento é a mobilidade urbana. São 120 quilômetros de ciclovias, que ligam a cidade de uma ponta a outra. Para se ter uma ideia, isso é mais do que as ciclovias de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte juntas. As ruas e avenidas de Curitiba são largas, sinalizadas e bem projetadas, e o transporte público transformou-se em um modelo copiado em outras cidades — não só do Brasil como do mundo todo. O sistema de ônibus de trânsito rápido de Curitiba — ou Bus Rapid Transit (BRT) — atende entre 70 a 80% das viagens diárias dos curitibanos, resultando em 25% menos emissão de carbono per capita do que a média das cidades brasileiras. Implantado na década de 80 e aperfeiçoado desde então, o sistema consegue conduzir as pessoas de um lado a outro da cidade com rapidez e eficiência, reduzindo a dependência do automóvel e com um custo de implantação infinitamente inferior ao das linhas de metrô. Os pontos de ônibus do BRT, com formato de tubo e visual futurista, tornaram a cidade famosa desde a sua construção.A eficiência do sistema, premiado internacionalmente, fez com que ele fosse adotado por mais de 300 cidades no mundo todo. Como toda grande cidade, Curitiba, com seus cerca de 2 milhões de habitantes, também tem problemas. Mas segue enfrentando todos eles com planejamento e inovação, a mesma fórmula que vem adotando até hoje. Tem dado certo! Fonte: Espaços verdes em Curitiba, porBruna Carvalho, viaFlickr(CC By 2.0) Fonte: Cidade de Curitiba, porAugusto Janiscki Junior, viaFlickr(CC By 2.0)Publicado em:
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Humberto Schvabe
Humberto Schvabe