Certamente, você já deve ter ouvido falar dos mistérios da inteligência artificial. Para alguns, a noção da IA vem de filmes de ação nos quais o robô quer acabar com a humanidade, ou de séries que mostram um futuro tecnológico distópico (como em Black Mirror). Para outros, essa indústria é, de fato, interessante para os negócios e para o mercado do marketing digital.
Como já falamos em textos anteriores, a inteligência artificial no marketing tem um poder gigantesco de trazer resultados. Com os recursos e ferramentas, o trabalho das agências e dos clientes passa a ser mais prático, ágil e eficiente.
De acordo com a previsão da empresa de consultoria Gartner Inc, em 2020 cerca de 85% das interações dos consumidorescom as marcas serão feitas usando IA. Além disso, no ano de 2019, 20% da geração de conteúdos para negócios virá de máquinas dotadas de inteligência artificial. Por isso, esse mercado se mostra em constante crescimento, pois os investimentos em IA no mundo corporativo cresceram 300% só no ano de 2017 .
Leia também: Inteligência Artificial: saiba como usá-la no mundo dos negócios.
Mas o que é inteligência artificial?
Também conhecida como IA, a inteligência artificial é um ramo da ciência da computação. Ela propõe a criação de dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas.
Sua base tem relação direta com dados, ou seja, atua com o esplêndido big data. Assim, a IA coleta dados, analisa as informações e define a melhor solução com puro raciocínio lógico em uma visão computacional.
Leia o texto completo: O que é a inteligência artificial?
Se você acha que ainda não vive em um mundo rodeado de IA, vamos imaginar as seguintes situações:
Você acaba de curtir um produto em seu smarthphone e minutos depois aparecem anúncios no Facebook do mesmo produto ou parecidos? This is inteligência artificial.
Ao abrir o Waze para saber o destino de um restaurante novo que deseja conhecer, o app sugere novas rotas devido ao trânsito ou acidente em uma rua? Isso é pura e mágica inteligência artificial.
Ao criar uma playlist no Spotify e o App sugeres outras músicas e playlists relacionadas ao seu gosto musical? Sim, isso é inteligência artificial!
Você já brincou com a Siri do Iphone ou digitou alguma busca no Google e encontrou resultados relevantes? Então, também é inteligência artificial.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe