Certo dia, eu estava conversando com alguns amigos e todos ficaram de boca aberta quando eu disse: “Da para fazer negócios com o Whats, vocês podem fazer suas vendas com ele“. A reação de todos é de que o aplicativo é a maior novidade no mundo da tecnologia para Smartphone, mas não é.
Pense quantos clientes você está deixando de conquistar nesse exato momento por não considerar essa ferramenta uma poderosa arma de vendas e relacionamento? Para ajudar você, eu separei 5 dicas testadas para você começar aplicar agora em suas estratégias de vendas.
Dica 1: Seja absolutamente profissional. Nada de piadas, fotos engraçadas, videos engraçados e etc. O WhatsApp é o maior propagador de correntes, piadas e pornografia que existe atualmente. Piadinhas apenas para os amigos e ponto final. Profissionalismo acima de tudo.
Dica 2: Crie grupos para explorar as necessidades e dificuldades que seu cliente enfrenta. Engaje todos para se comunicar e trocar experiências. Crie algo que agregue valor para o seu público alvo.
Dica 3: Monte uma sequência lógica de comunicação para falar com os seus clientes nos grupos. Comece com perguntas abertas, passando para as fechadas. Aos poucos vá abrindo caminho para você mostrar ao seu cliente que você tem a solução para o problema dele e que a vida dele será muito mais fácil com essa solução.
Dica 4: Na hora de fazer sua oferta, ofereça individualmente. Não caia na tentação de oferecer algo no grupo, principalmente se for um grupo novo em que as pessoas estão se conhecendo e te conhecendo. O efeito é devastador. Facilmente você pode por tudo a perder.
Todos vão sentir que estão naquele grupo apenas para você vender algo para eles. E não que eles estão ali por um motivo importante e de interesse deles. No Whats tudo é muito rápido, diferente do e-mail que a pessoa vai ler apenas quando sentir vontade. Rapidamente eles deixam de ver você como um solucionador de problemas e sim, mais um vendedor empurrador de coisas.
Dica 5: Alie estratégias de vendas com o WhatsApp. Unindo e-mail marketing com os grupos de WhatsApp consegui conversão de 45% em vendas e no nicho de saúde e bem estar. A conversão foi maior do que usar apenas o e-mail marketing sozinho.
Agora é hora de você por a mão na massa.
Um forte abraço.
Humberto Schvabe