RETRATO DA POLÍTICA BRASILEIRA
Na esteira do grande sucesso de crítica e vendas, apenas um mês após lançarA Primeira Presidenta, primeira obra publicada no Brasil sobre Dilma Rousseff, o escritor e colunista político Helder Caldeira chega às livrarias com seu novo livro:Pareidolia Política(Editora AlphaGrafics, 2011, 314 páginas).
–A vida muitas vezes prega peças inimagináveis. Quando escrevi “A Primeira Presidenta”, é óbvio que eu esperava alguma repercussão, mas jamais poderia imaginar a proporção que o livro conquistou. É quase inacreditável, mas o escrevi em apenas seis dias, num trabalho que demandou uma dedicação ininterrupta de cerca de vinte horas por dia. Fiquei muito feliz com o resultado e com o sucesso imediato da obra– confessa Helder Caldeira.
Foi a partir da bem-sucedida obra sobre a trajetória política de Dilma Rousseff que nasceu a proposta de realizar o livroPareidolia Política. –Desde o ano passado tenho viajado o país fazendo palestras sobre ética, governabilidade, a realidade política brasileira e todo contexto histórico e cultural envolvido. Em todas elas eu era provocado, em especial pelos jovens estudantes e profissionais, a escrever um livro com minhas opiniões, críticas e sensações sobre a nossa política.– explica Caldeira –Como escrevo para muitos jornais, um leitor do Maranhão, por exemplo, lê hoje um artigo publicado lá, mas não consegue acessar o meu texto do dia seguinte que está apenas páginas impressas de jornais do Rio Grande do Sul e vice-versa. Este meu livro vem para atender essa demanda e promover um encadeamento lógico e temporal às minhas críticas e análises.
A pareidolia é um fenômeno que fornece explicações para as ilusões da mente humana quando, diante de algo absolutamente vago e aleatório, enxergamos profundos significados. –Às avessas, a política brasileira recheou-se de pareidolismos, principalmente nos últimos anos do governo Lula e durante o processo eleitoral que legitimou a vitória da presidente Dilma Rousseff– afirma o escritor. Esse é o fio condutor dePareidolia Política, uma coletânea dos principais artigos e crônicas de Helder Caldeira, publicados entre 2009 e o início de 2011 nas dezenas de jornais e portais para os quais escreve diariamente.
Humberto Schvabe