Desde maio de 2011 um novo conceito de tratamento não cirúrgico para doenças da coluna esta sendo utilizado em Curitiba. Trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral criada para atender portadores de hérnia e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral, espondilolistese e dores de coluna decorrentes da má postura e sedentarismo.
A técnica usada em toda a rede de franquias no Brasil foi trazida à capital paranaense pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral - ITC Vertebral Curitiba, sendo que a primeira unidade foi instalada na Avenida Silva Jardim, 3161, no bairro Água Verde e está a cargo do fisioterapeuta e especialista em ergonomia e tratamento da coluna vertebral Dr. Giuliano Martins e da fisioterapeuta especialista em RPG, Dra. Ana Paula Forti Martins.
Alívio Imediato
O diferencial do tratamento está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”.
“Estas mesas proporcionam alívio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras” diz o fisioterapeuta Dr.Giuliano Martins. As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz”, conclui.
Manutenção com Pilates
O ITC Vertebral Curitiba recomenda a manutenção da saúde da coluna, mesmo depois que o paciente melhora da dor. Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na própria estrutura do ITC Vertebral Curitiba, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica esta que fortalece a musculatura profunda de toda coluna vertebral.
“O pilates ajuda na força, flexibilidade e tonificação da musculatura, auxiliando na recuperação total do paciente e a Estabilização Vertebral visa dificultar que a dor e o problema voltem depois de um tempo”, enfatiza Martins.
Algumas Dicas
Dr. Giuliano Martins, do ITC Vertebral Curitiba, dá algumas dicas para cuidar da coluna no trabalho. Entre elas, estão:
1) Utilize cadeiras com regulagens de encosto e assento;
2) Sente-se apoiando toda coluna no encosto e os pés totalmente encostados no chão;
3) A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável;
4) Não realize a flexão de coluna, principalmente pra pegar pesos;
5) Flexione sempre os joelhos quando necessitar pegar algum objeto ao chão;
6) Quando for dirigir, ajuste o banco e os espelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados;
7) Evite segurar o telefone entre o ombro e o pescoço e deixe-o em uma posição fácil de ser alcançado.
8) Não permaneça por muito tempo na mesma posição, faça pausas de 10 minutos a cada uma ou duas horas de trabalho.
Dr. Giuliano G. Martins
ITC Vertebral Curitiba
Av. Silva Jardim, 3161 - Água Verde
www.itcvertebralcuritiba.com.br
www.itccuritiba.blogspot.com
Fone: (41) 3045-7272
Humberto Schvabe