Foi lançada em todo o Brasil na segunda-feira (29/10) uma campanha esclarecendo os idosos sobre a contratação de empréstimo consignado. Serão veiculados em emissoras de rádio spots com alertas sobre os cuidados que devem ser tomados ao contrair um empréstimo, os riscos de superendividamento e a possibilidade de ocorrer exploração financeira por parte de terceiros ou dos próprios familiares.
A iniciativa é do Ministério Público Federal, em parceria com os Conselhos Nacional e Estaduais dos Direitos do Idoso. “Essa campanha contribuirá para a proteção e o desenvolvimento da consciência crítica dos idosos”, disse José Araújo da Silva, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso no Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Foram elaborados três spots, de aproximadamente um minuto cada, para veiculação em rádios de todo o País. A campanha vai ao ar a partir de novembro, visando coibir a exploração de idosos no período das festas de fim de ano, quando costumam ser bastante assediados – inclusive por familiares – para que contratem empréstimos.
Humberto Schvabe